sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Origem Do Pré-Sal

Origem do Pré-Sal
          Tudo teve início no ano de 1968, quando uma empresa petrolífera descobriu petróleo no fundo do mar. Desde então começou o desenvolvimento de tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas e ultra profunda.
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração de acúmulo de petróleo. . Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas atinge espessura de até 2.000m.
 A descoberta, em 2007, de acumulações de petróleo e gás natural em reservatórios situados na camada do Pré-Sal, uma área submersa que se estende do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina em área de aproximadamente 149 mil km², aponta para a existência de uma nova e extraordinária província petrolífera no Brasil, com imensos volumes de óleo leve. Já na bacia de Santos o óleo identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5 API. Baixa acidez e baixo teor de enxofre. É característica de um petróleo de alta qualidade e maior valor no mercado
 Ao longo de milhões de anos e sucessivas eras glaciais, ocorreram grandes oscilações no nível dos oceanos, ocorrendo inclusive a deposição de grandes quantidades de sal que formaram grandes camadas de sedimento salino, geralmente acumulado pela evaporação da água nestes mares rasos. Estas camadas de sal voltaram a ser soterradas pelo oceano e por novas camadas de sedimentos quando o gelo das calotas polares voltou a derreter nos períodos interglacias. Os microrganismos sedimentados no fundo do oceano, soterrados sob pressão e com oxigenação reduzida, degradaram-se muito lentamente e com o passar do tempo, transformaram-se em petróleo, como o que hoje é encontrado no litoral do Brasil.
 Com o Pré-Sal, o Brasil vai ter muito gás natural disponível. Prevê-se que a produção brasileira de gás natural deverá ser significativamente aumentada com a produção do Pré-Sal. Não o bastante, grande parte dessa produção deverá ser reinjetada nos reservatórios para aumentar a produtividade do petróleo.
Grau API do American Petroleum Institute (ºAPI) forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente à densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22 e 30 graus API, são médios; abaixo de 22 graus API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10, são petróleos extra pesados. Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.

Fontes: UBS Pactual, Petrobrás e Expetro

blogdofavre.ig.com.br/.../08/pre-sal_info.jpg


 1ª  A exploração do pré-sal é uma realidade que irá beneficiar a sociedade brasileira ou é apenas uma jogada de marketing para se capitalizarem?

 2ª Qual a relação do petróleo produzido hoje com o petróleo do pré-sal?

3ª Quais as importantes estratégicas econômicas do petróleo do pré-sal?

23 comentários:

  1. Pessoal está ai o nosso assunto estamos dispostos a tirar dúvidas, sugestões e perguntas podem ficar a vontada.
    Boa Postagem...

    ResponderExcluir
  2. A exploração da camada do pré-sal é sem sombras de duvidas um benefício de alta grandiosidade para a economia do nosso país. Uma vez que parte das ações da empresa exploradora de tais recursos é estatal, Gerando assim uma economia muito grande para o estado. O petróleo produzido hoje não tem um valor agregado muito alto por justamente não ter a qualidade que o petróleo do pré-sal apresenta. O petróleo do pré-sal se encontra em grandes profundidades, ou seja, sua localidade faz com que o ambiente possua pouca quantidade de oxigênio, portanto pouca concentração de enxofre em sua composição, tornando um petróleo mais leve e mais caro. As estratégias econômicas com essa exploração nada mais são do que os rendimentos obtidos com a exploração. Estima-se que a camada do pré-sal contenha o equivalente a cerca de 1,6 trilhões de metros cúbicos de gás e óleo. O número supera em mais de cinco vezes as reservas atuais do país. Só no campo de Tupi (uma parte da Bacia de Santos), haveria cerca de 10 bilhões de barris de petróleo. O que irá gerar uma economia muito grande para o país. Todo capital estatal investido na exploração da camada do pré-sal será recompensado com os rendimentos de tal exploração, e investido internamente para melhoria da saúde, educação e transporte do nosso país. Marcando mais ainda o nosso desenvolvimento.

    Esdras Mansur Lopes Cavalcante Feitosa – 2NB

    ResponderExcluir
  3. Antoniel Max Silva Holanda – 2NB – Petróleo e Gás

    1. Sem dúvida alguma, concerteza a exploração do pré-sal irá beneficiar a população, gerando mais emprego, mais investimentos na área que futuramente terá retorno e esses lucros podem ser aplicados em outras áreas, sem falar que vai gerar gás natural (combustível barato) por muito tempo para abastecer os transportes brasileiros, em cada reserva do pré-sal serão extraídos milhões e milhões de barris de petróleo, sem dúvida alguma, o Brasil todo vai ganhar com isso.

    2. A relação ou diferença de um petróleo para o outro pode ser definido pelo grau de API, forma de expressar a densidade, acidez, se é leve, médio ou pesado, quanto maior a densidade relativa, menor o grau de API. O grau de API é maior quando o petróleo é mais leve.


    3. Aumentar o investimento no pré-sal para que possa ser gerado mais e mais petróleo afim de gerar empregos, aumentar a produção do gás natural e outros combustíveis no Brasil para que a população possa se beneficiar.

    ResponderExcluir
  4. O petróleo não vai durar pra sempre, mas com certeza a descoberta do Pré-Sal vai ser muito positiva para o Brasil, pois além do progresso tecnológico que vai trazer, e obviamente do dinheiro, vai trazer também milhares de empregos. Os especialistas prevêem que até 2020, sejam criados 500.000 empregos diretos e indiretos com a exploração do Petróleo no Pré-Sal. Estes empregos vão vir de diversas áreas diferentes, sendo necessários profissionais de diversas especialidades. Existe uma relação do óleo do pré-sal com o óleo produzido hoje no Brasil, pois em alguns campos o óleo produzido apresenta um baixo grau API°, sendo considerado pesado ou extra pesado que não tenha muita importância econômica, porem o óleo que irá ser produzido no pré-sal terá grau API° maior que 28, considerado um óleo de boa qualidade. As estratégicas econômicas é a redução da pobreza no Brasil, investimentos na educação, tecnologia e transportes, espero que esses itens mencionados sejam lembrados pelos nossos governantes quando o Brasil tiver circulando bilhões de dólares.
    Por: Antonio Daniel Vieira Mendes.

    ResponderExcluir
  5. 1. A exploração do pré-sal irá beneficiar a população gerando não só empregos, mais também investimentos em todo nosso país, pois os lucros serão divididos para todos nós, em cada reserva do pré-sal serão extraídos uma vasta quantidade de barris de petróleo, que será o principal lucro e investimento que a petrobras está fazendo.
    2. A diferença do petróleo do pré-sal e os outros petroleos no brasil, é definido pelo grau API, sabendo assim, se é um petroleo pesado, medio ou leve. Quanto maior a densidade relativa, menor o grau de API. O grau de API é maior quando o petróleo é mais leve.

    3. Aumentar o investimento do Brasil, já fazendo com o que o nosso pais se torne uma das maiores pontecias petrolíferas do mundo. Tornando a petrobras a 4ª maior empresa do mundo. Ajudando assim, a tornar nosso brasil em um país desenvolvido.
    Aluno: Helder Dantas

    ResponderExcluir
  6. A nível mundial, o Brasil encontra-se em 15º colocado em reservas de petróleo. Caso a expectativa do pré-sal seja confirmada, o Brasil ficará entre os seis países que possuem as maiores reservas do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes. Entre outros benefícios destacam-se;
    *Geração de empregos diretos e indiretos;
    *Aquisição de bens e serviços;
    *Recebimento de impostos;
    *Investimentos tecnológicos e de pesquisas;
    *Geração de renda para o país;
    *Fortalecimento da indústria naval;
    *Modernização das refinarias;
    *Incremento da malha de gasodutos;
    *Crescimento da petroquímica;
    *O Brasil alcançará níveis de riqueza do seleto grupo de países produtores e exportadores de petróleo (Opep);
    O petróleo da camada pré-sal é mais leve do que o encontrado no restante do Brasil, estratégico para o país, pois é mais fácil de ser refinado, produzindo uma porcentagem maior de derivados finos, tem menos enxofre, poluindo menos quando é refinado e é comercializado por um valor maior no mercado internacional.
    A importância estratégica econômica do pré–sal visa a segurança energética para o país e uma maior segurança quanto a eventuais crises energéticas mundiais, também o aumento da importância econômica e geopolítica do Brasil, fortalecendo a economia nacional, expandindo os recursos para saúde, educação, habitação, inovações em pesquisas científicas, tecnológicas e infra-estrutura.

    Júlio Cesar Silva de Souza 2NB

    ResponderExcluir
  7. Márcio Zimmermann, disse, até 2014 o Brasil deverá investir US$ 224 bilhões na exploração do petróleo na camada pré-sal. Segundo ele, toda a sociedade vai se beneficiar desse investimento.O desenvolvimento das descobertas no pré-sal vai, além de outras coisas, ampliar as oportunidades de emprego, com formação de mão-de-obra especializada. Para desenvolver os blocos sob sua concessão na área do pré-sal, o Plano de Negócios da Petrobras para o período 2009-2013 prevê investimentos iniciais de R$ 70 bilhões. Esses investimentos, segundo a empresa, proporcionarão um grande desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  8. O pré-sal é mais uma altenativa economica para o nosso pais pelo fato de explora essas reservas minerais e ainda poder gerar inumeros de empregos para a população .O petroleo produzido hoje tem menos valor do que o que exeiste no pre-sal por isso que é um fato a ser estudado e descutido na atualidade.Os primeiros resultados apontam para volumes muito expressivos. Para se ter uma ideia, só a acumulação de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, com densidade em torno de 30º API.Com base no resultado dos poços até agora perfurados e testados, não há dúvida sobre a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento comercial das acumulações descobertas. Os estudos técnicos já feitos para o desenvolvimento do pré-sal, associados à mobilização de recursos de serviços e equipamentos especializados e de logística, nos permitem garantir o sucesso dessa empreitada. Algumas etapas importantes dessa tarefa já foram vencidas: em maio deste ano a Petrobras iniciou o teste de longa duração da área de Tupi, com capacidade para processar até 30 mil barris diários de petróleo. Um mês depois a Refinaria de Capuava (Recap), em São Paulo, refinou o primeiro volume de petróleo extraído da camada pré-sal da Bacia de Santos. É um marco histórico na indústria petrolífera mundial.
    maria luiza santos de anselmo 2NB

    ResponderExcluir
  9. 1) Concerteza, ira benicifiar de alguma forma. Mais empregos, e investimentos para o nosso País.Outra vantagem do Pré-Sal Brasileiro ter sido encontrado só agora, foi o preço do petróleo: o Brasil vai explorar o seu petróleo a um preço caro, tendo muito lucro, ao contrário do que aconteceu na Arábia Saudita por exemplo que encontrou o seu petróleo, quando ele ainda não valia muito e vendeu quase todo o seu petróleo a preços baixos.

    2ªA relação ou diferença de um petróleo para o outro pode ser definido pelo grau de API, forma de expressar a densidade, acidez, se é leve, médio ou pesado, quanto maior a densidade relativa, menor o grau de API. O grau de API é maior quando o petróleo é mais leve
    Já na bacia de Santos o óleo identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5 API. Baixa acidez e baixo teor de enxofre. É característica de um petróleo de alta qualidade e maior valor no mercado


    O petróleo do pré-sal é o desafio do pensamento
    estratégico democrático.As duas características estão entrelaçadas. A capacidade de
    ação estratégica inerente ao funcionamento de um aparelho estatal precocemente
    desenvolvido ficou, em grande parte, subordinada a uma organização social que,
    destinada a sustentar aquela posição subordinada na economia mundial (e, eventualmente,
    dela tirar proveito), acabava por traduzir-se em instituições e práticas
    extremamente autoritárias e concentradores de renda e riqueza. Pois Aumentar o investimento do Brasil, já fazendo com o que o nosso pais se torne uma das maiores pontecias petrolíferas do mundo. Tornando a petrobras a 4ª maior empresa do mundo. Ajudando assim, a tornar nosso brasil em um país desenvolvido.

    ResponderExcluir
  10. 1- Com certeza, irá beneficiar a sociedade brasileira, pois quanto maior investimento tiver mais empregos vamos ter.

    2- A relação ou diferença de um petróleo para o outro pode ser definido pelo grau de API, forma de expressar a densidade, acidez, se é leve, médio ou pesado, quanto maior a densidade relativa, menor o grau de API. O grau de API é maior quando o petróleo é mais leve.

    3- Aumentar o investimento do nosso país, fazendo com que o Brasil, se torne uma das maiores pontências petrolíferas do mundo e gerando mais empregabilidade.

    ResponderExcluir
  11. Jonatã Lincoln
    1) Penso que sim, pois tantas pesquisas e investimentos não seria a toa para não dar em nada, e certamente irá beneficiar ao nosso povo, pois uma riqueza dessa não poderia ser apenas uma jogada de marketing.
    2) A diferença do petróleo do pré-sal e outros tipos de petróleo existenete é justamente a definição do grau API, sabendo que um petróleo pesado médio ou leve.
    Quanto maior a densidade relativa, menor o grau de API.O grau de API é maior quando o petróleo é mais leve.
    3) Estabilizar de certa forma a economia do Brasil, e melhorar a visibilidade do nosso país no cenário mundial do petróleo e como gerar emprego e melhor qualidade de vida para milhares de bresileiros que estarão envolvidos nessa área de trabalho.

    ResponderExcluir
  12. ola galera, na questão (1),Mesmo agente sabendo que o petróleo não vai durar para sempre, mesmo assim a exploração do pré-sal vai trazer muitas vantangens para economia brasileira, além de milhares de empregos diretos e indiretos, justamente a maior empresa de extração e exploração, ela é uma parte estatal com isso o estado que contém o petróleo ganha em recursos financeiros e também na geração de empregos. Na questão (2), a diferença é que o petróleo produzido hoje ele é mais denso e seu grau de API o deixa em muitos locais mais denso e economicamente mais barato, já o do pré-sal ele tem seu grau de API mais leve deixando-o praticamente sem impurezas, o que torna ele mais caro, assim o lucro é cada vez maior. Na questão(3), espero que sejam boas, a maior empresa nesse ramo no Brasil com essa exploração do pré-sal o investimento será grande, com isso a geração de empregos também crescerá bastante e o investimento na população também, devido ser estatal o estado ganha muito com isso, com o enorme lucro dessa empresa na exploração do pré-sal cada vez mais investimentos no estado será feito.

    ResponderExcluir
  13. 1- Com certeza, a camada pré-sal vai nos trazer um resultado positivo para a população e a indústria petrolífera.

    2- A relação do petróleo do pré-sal e outro petróleo existente é a definição do grau API, um petróleo pode ser pesado, médio ou leve.

    3- Aumentar os investimentos para que o Brasil, seja um dos maiores produtores de petróleo do mundo, e gerando emprego e renda para nossa população que trabalha nessa área.


    Marcondy Salviano Miranda
    Cst em petróleo e gás
    2NB

    ResponderExcluir
  14. 1- Concerteza. Afinal boa parte dos recursos financeiros lucrados com a exploração do pré-sal ficará em solo brasileiro, com isso investimentos em outros setores da nossa economia também cresceram.

    2- O petróleo produzido hj por ser mais proximo da superfície pode apresentar um ºAPI menor do que aquele produzido na camada do pré-sal e também por ser mais profundo o petróleo produzido nesta camada possui baixa acidez e baixo teor de enxofre com isso é mais puro.

    3- Aumentar investimentos, com isso consolidar a economia brasileira, e consequentimente nos tornar-mos uma potencia petrolifera e economica.

    ResponderExcluir
  15. galera parabéns pelo texto!!!
    ótimo!!!

    ResponderExcluir
  16. 1ª A exploração do pré-sal é uma realidade que irá beneficiar a sociedade brasileira ou é apenas uma jogada de marketing para se capitalizarem?
    Sim e uma realidade e irá beneficiar a sociedade,desde que os lucros advindo da exploração seja dividido para todos os estados, produtores e não produtores,e o governo não irar colocar a integridade da empresa em jogo com falsas noticias sobre o pré-sal e suas possíveis quantidades de óleo

    2ª Qual a relação do petróleo produzido hoje com o petróleo do pré-sal?
    O petróleo explorado hoje é mais pesado do que o da camada do pré-sal

    3ª Quais as importantes estratégicas econômicas do petróleo do pré-sal?
    Desenvolvimento de tecnologia ,criação de um órgão que junto a Petrobrás,possa fiscalizar a exploração do pré-sal e a repartição dos lucros

    ResponderExcluir
  17. 1ª A exploração do pré-sal é uma realidade que irá beneficiar a sociedade brasileira ou é apenas uma jogada de marketing para se capitalizarem?
    Se capitalizarem? Quem??? A estatal ou a sociedade??? Não entendi essa pergunta.
    Com relação à sociedade, com o pré-sal o Brasil se eleva a outro patamar na produção de petróleo, investimentos e outros incentivos que a Petrobras, como uma estatal, dispõe ao país. Sem falar na empregabilidade para os tecnólogos em petróleo e gás ;D

    2ª Qual a relação do petróleo produzido hoje com o petróleo do pré-sal?
    O pré-sal tem um potencial de produção em torno de 8 bilhões de barris de petróleo, cerca de 60% das reservas brasileiras atuais, que ficam em torno de 14 bilhões de barris.

    3ª Quais as importantes estratégias econômicas do petróleo do pré-sal?
    Enquanto o consumo do petróleo vem aumentando e as reservas mundiais se aproximando de seu limite. O Brasil descobre enormes jazidas de um petróleo de alta qualidade com API em torno de 30°, de alto valor no mercado. Com isso a Petrobras entra no ranking mundial dos maiores produtores de petróleo e faz com que os olhos do mercado petrolífero fiquem voltados para o Brasil.

    Raimundo Amancio B. Neto
    Petróleo e Gás 2NB

    ResponderExcluir
  18. A preocupação do Brasil em comprar novos aviões de combate e armamentos modernos, tem haver com a paranóia da guerra pelo petróleo? ...Muitos países já foram invadidos por muito menos. O que vcs acham???

    ResponderExcluir
  19. 1°)Concerteza irá beneficiar a sociedade, principalmente o(s) estado(s) onde estão estraindo o petróleo do pré-sal.
    Mas principamente é uma jogada de marketing para que posssam terem mais lucros!!!

    2°)Por se encontrar em camadas rasas o petróleo de hoje vem misturado com algumas impurezas e com isso o mesmo fica mais barato do que o petróleo do pré-sal que encontra-se em profundezas muito mais elevadas e que é extraido com menos impurezas ficando assim um petróleo mais viável.
    (sendo que também gastasse muito mais para extraí o petróleo do pré-sal, é preciso de alta tecnológia e equipamentos muito mais sofisticados).

    3°)Extraí muito mais petróleo sem se movimentar muito,exportar mais petróleo e tornar o Brasil uma das grandes potências petroliferas do mundo.

    Izael Felipe 2NB

    ResponderExcluir
  20. E uma grande conquista a exploração do pre-sal no brasil,pois gerará milhões de emprego ao pais.O petroleo que é produzido no pais é menos viavel que a do pré-sal qie se encontra em aguas ultramarinhas profundas abaixo de uma camada de sal.As estrategias economicas que o petroleo pode trazer para sociedade é investimentos,desenvolvimento para o pais e para a população.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Bom, as questões e estratégias mundiais sobre petróleo e gás são de alta complexidade e de difícil acesso para tantas pessoas de bem que desejam contribuir para o Brasil avançar no tema energia. Disso se aproveitam uns poucos para plantar falsos dilemas, meias verdades e argumentos de base falsa que acabam, pela repetição e amplos espaços disponibilizados, influenciando a feitura de leis e a construção de um conceito energético de bases irreais.
    A descoberta de petróleo na camada denominada Pré-Sal tem chamado a atenção do mundo inteiro. Isso não é por acaso. Economicamente e estrategicamente esse fato pode ser encarado como uma das grandes descobertas de recursos naturais economicamente exploráveis dos últimos tempos. Além disso, trata-se da descoberta de uma imensa riqueza em terras de um país corriqueiramente denominado de "em desenvolvimento". O fato de existir petróleo a ser explorado em grande quantidade no fundo do Atlântico torna o Brasil como aspirante a membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), colocando-o tranquilamente entre os dez maiores produtores de tal produto. Isso vem a calhar em uma época onde já discutia-se até quando tal recurso, base da matriz energética mundial, estaria disponível. Por ser um recurso natural não renovável o mundo já preocupava-se com a necessidade de substituição de tal matriz o que, logicamente, geraria e gerará custos adicionais. Os iniciais 5 a 8 bilhões de barris e possivelmente até 80 bilhões de barris caíram como uma bomba destruindo todas as previsões de um fim muito próximo das reservas mundiais. O preço do barril de petróleo que estava nas alturas, hoje já não preocupa tanto. Sem sombra de dúvidas, economicamente o Brasil dá um salto importante em uma época estratégica, onde o "milagre do crescimento dá as caras" e as reservas de outros importantes exportadores do produto já não são tão grandes.

    ResponderExcluir
  23. 1 beneficiara toda a população brasileira com empregos em refinarias de petróleo e o Brasil deixara de ser importador e pasara a ser exportador de petróleo, o dinheiro arrecadado será dividido entre todos os estados brasileiros afim de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
    2 o petróleo do pré sal tem um grau API mais alto tornando o petróleo mais valorizado no mercado mundial.
    3 o Brasil deixara de Ser importador para ser exportador ,Deixara de ser dependente de outros países em relação a combustíveis fosseis e derivados do petróleo e trará muitos empregos fonte de renda e sustento para o pais.

    ResponderExcluir