sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Indústria Petroquímica

A INDÚSTRIA PETROQUÍMICA


            A indústria petroquímica é uma subdivisão da indústria química. Ela utiliza a nafta (derivado do petróleo, obtido através do refino) ou gás natural, como matéria-prima básica. Maranhão (1998) define a indústria petroquímica como a indústria química que utiliza o petróleo como matéria-prima. A partir de processos sofisticados, as moléculas originais dos hidrocarbonetos, existentes no petróleo ou gás, são quebradas, recombinadas ou modificadas, dando origem a uma série de produtos, que, por sua vez, serão “a base química” de outras indústrias – calçadistas, de tecidos, plásticos, pneus, tintas, alimentos, embalagens etc.
            Alguns produtos podem ser obtidos tanto através de processos petroquímicos quanto a partir de outras matérias-primas, que não o gás natural e o petróleo, a exemplo do polietileno, cuja base é o carvão vegetal ou álcool.
            São três os estágios, ou gerações, da atividade petroquímica

a) as indústrias de 1ª geração, petroquímica básica (Copesul, União e Braskem), responsáveis pela produção dos insumos principais: eteno (cuja produção brasileira, representa 5% da mundial), propeno, butadieno etc.;

b) as indústrias de 2ª geração que transformam os produtos básicos, através de processos de purificação e adição de outros materiais em produtos petroquímicos finais, a exemplo do polipropileno, polivinicloreto, poliésteres etc.;

c) e as indústrias de 3ª geração, onde os produtos resultantes da indústria de 2ª geração são quimicamente ou fisicamente modificados, dando origem a produtos de consumo.
            O gás eteno, por exemplo, pode ser produzido tanto através da nafta quanto do etano, derivado do gás natural. Entretanto, o custo de aquisição da nafta é superior ao do etano.
            A indústria petroquímica é caracterizada por uma situação de oligopólio e de baixa integração vertical na cadeia de produção, situação diferente nos EUA, onde grande parte das unidades fabris produz o eteno, matéria-prima necessária para o seu processo.

PÓLOS PETROQUIMICOS

            A indústria petroquímica é uma indústria de capital intensivo, em sua 1ª e 2ª geração. Entretanto, a indústria de transformação plástica possui características diferentes, como, entre outras: é intensiva em mão-de-obra, depende menos de economia de escala, produz bens diversificados e diferenciados, utiliza tanto a tecnologia avançada como a tradicional, tem porte menor, e nela há grande quantidade de empresas de capital nacional. Exceto para esse setor, o alto volume de investimentos é imprescindível para a obtenção e desenvolvimento de tecnologias avançadas ou de mão-de-obra qualificada, a fim de assegurar a competitividade das indústrias petroquímicas.
            Este motivo, aliado ao alto custo de transporte para longas distâncias (em função das condições especiais necessárias para a produção das centrais de matérias-primas), é o da concentração geográfica de indústrias de 1ª e 2ª geração em pólos petroquímicos, normalmente próximos aos locais onde estão instaladas as refinarias da Petrobras, com vistas a promover maior integração de fornecedores e clientes. O Pólo Petroquímico de São Paulo, no qual está instalada a Petroquímica União, que representa o consumo de 75% dos produtos químicos finais. Hoje, no Brasil, existem três pólos petroquímicos em funcionamento, implantados pela Petrobrás Química (Petroquisa) e com apoio do governo, universidades, associações empresariais etc. Que são o Pólo petroquímico Capuava, de Camaçari e de Triunfo.

 1 – Como ocorre o processo de produção do eteno pelo etano ou nafta?

2 – O que é craqueamento e os tipos que existem?

3 – O que são processos de purificação e adição?


D’Ávila [2002],
Antunes (2002),

25 comentários:

  1. 1 – Como ocorre o processo de produção do eteno pelo etano ou nafta?
    É o craqueamento aceita uma variedade de hidrocarbonetos, cuja origem pode ser o gás natural (etano, propano e butano) ou petróleo(nafta e condensado).
    2 – O que é craqueamento e os tipos que existem?
    é como se denominam vários processos químicos na indústria pelos quais moléculas orgânicas complexas como querogênios ou hidrocarbonetos são quebradas em moléculas mais simples por quebra de ligações carbono-carbono nos precursores pela ação de calor ou catalisador.O craqueamento divide grandes cadeias de hidrocarbonetos em pedaços menores. São vários tipos ai vai alguns Térmico, Vapor, Craqueamento Catalítico Fluido, Viscorredução,Hidrocraqueamento, Coqueamento, Catalítico.
    3 – O que são processos de purificação e adição?
    É o processo que consiste em separar um determinado contaminante de uma solução, mantendo a concentração deste contaminante nula ou em quantidades minimas que não venha projudica a saúde de pessoas ou poluir o meio ambiente.
    Hetchyenn Beek Vieira de Souza 2NB

    ResponderExcluir
  2. O processo de obtenção de eteno a partir de etanol proveniente de fonte renovável ocorre através da desidratação do álcool na presença de catalisadores. Os contaminantes gerados no processo devem ser removidos através de sistemas apropriados de purificação. Como subproduto, é gerado água que pode ser reutilizada em diferentes etapas agrícolas ou do processo industrial. O eteno possui pureza adequada para qualquer processo de polimerização e permite a obtenção de qualquer tipo de polietileno.
    Craqueamento: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem (craqueiem). E os tipos de craqueamento são: Térmico, Vapor, Viscorredução, Coqueamento, Catalítico, Craqueamento Catalítico Fluido e Hidrocraqueamento.
    Purificação é um processo de remoção de impurezas de uma determinada substancia e o processo de adição está relacionado a colocar, adicionar algo em determinada solução, com fins de se obter um composto desejado.
    Não sei se o grupo de Lauro Luiz queria somente a definição de purificação e adição, vocês podem me ajudar se realmente era isso que vocês queriam?
    Por: Antonio Daniel Vieira Mendes. 2nb

    ResponderExcluir
  3. Há vários tipos de craqueamento.

    •Térmico: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem (craqueiem).
    •vapor: vapor de alta temperatura (816°C) é usado para craquear etano, butano e nafta em etileno e benzeno, que são usados para fabricar produtos químicos;
    •viscorredução: os resíduos da torre de destilação são aquecidos (482°C), resfriados com gasóleo e rapidamente colocados em uma torre de destilação. Este processo reduz a viscosidade de óleos pesados e produz o alcatrão;
    •coqueamento: os resíduos da torre de destilação são aquecidos a temperaturas acima de 482°C até que se quebrem em óleo pesado, gasolina e nafta. Ao final do processo, sobra um resíduo pesado, quase puro, de carbono (coque). O coque é limpo e vendido
    Catalítico: usa um catalisasor para aumentar a velocidade da reação de craqueamento. Os catalisadores incluem a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumino-silicatos.
    •craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC): um catalisador fluido aquecido (538°C) craqueia gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina;
    •hidrocraqueamento: semelhante ao craqueamento catalítico fluído, mas usa um catalisador diferente, temperaturas menores, pressão maior e gás hidrogênio. Ele craqueia o óleo pesado em gasolina e querosene (combustível de aviação).

    ResponderExcluir
  4. 1 - A produção do etileno acontece por meio de um processo de desidratação e envolve a adição de catalisadores ao etanol aquecido, transformando-o em gás etileno. Desse ponto em diante, o processo de fabricação segue as etapas já existentes para a obtenção do PE oriundo do etileno da nafta.
    2 – Craqueamento é o processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas. Há vários tipos de craqueamento:
    - Térmico: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem.
    - Vapor: vapor de alta temperatura (816°C) é usado para craquear etano, butano e nafta em etileno e benzeno, que são usados para fabricar produtos químicos;
    - Viscorredução: os resíduos da torre de destilação são aquecidos (482°C), resfriados com gasóleo e rapidamente colocados em uma torre de destilação. Este processo reduz a viscosidade de óleos pesados e produz o alcatrão;
    - Coqueamento: os resíduos da torre de destilação são aquecidos a temperaturas acima de 482°C até que se quebrem em óleo pesado, gasolina e nafta. Ao final do processo, sobra um resíduo pesado, quase puro, de carbono (coque). O coque é limpo e vendido.
    - Catalítico: usa um catalisador para aumentar a velocidade da reação de craqueamento. Os catalisadores incluem a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumino-silicatos.
    - Craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC): um catalisador fluido aquecido (538°C) craqueia gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina;
    - Hidrocraqueamento: semelhante ao craqueamento catalítico fluído, mas usa um catalisador diferente, temperaturas menores, pressão maior e gás hidrogênio. Ele craqueia o óleo pesado em gasolina e querosene.

    Leidiane Lopes 2nb

    ResponderExcluir
  5. A com parte mais leve do petróleo se obtêm a produção do etanol a partir do etano. O craqueamento nada mais é que uma seqüência de fracionamento(separação) de sub elementos a partir de um elemento principal( o petróleo). O craqueamento divide em grandes cadeias de hidrocarbonetos em menores pedaços. Há vários tipos de craqueamento para o petróleo e dentre eles temos : térmico (quando são submetidas a altas temperaturas de grandes cadeias de hidrocarbonetos), vapor (vapor de alta temperatura é utilisado no craqueamento do etano,butano e nafta em etileno e benzeno), craqueamento catalítico (utiliza um catalisador para acelerar a reação de craqueamento), craqueamento catalítico fluido (utiliza um catalisador aquecido. Craqueia gasóleo em óleo diesel e gasolina), hidrocraqueamento (utiliza também um catalisador, porém com uma pequena diferença, esse utiliza temperaturas menores que o catalisador fluido ), entre outros. O processo de purificação do etanol nada mais é que a retirada de impurezas contidas na solução de etanol bruta e aquosa. E o processo de adição consiste na adição do etanol a base de cana de açúcar nos combustíveis a base de petróleo. como exemplo temos a gasolina que tem uma certa quantidade de álcool (a base de cana de açúcar) misturado com o combustível fóssil. isso faz diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

    ESDRAS MANSUR LOPES CAVALCANTE FEITOSA - 2 NB

    ResponderExcluir
  6. Antoniel Max Silva Holanda
    A Indústria Petroquímica

    1. O processo de produção do eteno pelo etanol se dá pela desidratação do álcool devido os catalisadores, no qual o processo de purificação irá remover todas as impurezas aparecidas no processo, daí em diante segue processos nos quais irão dá continuidade a produção do eteno.

    2. Craqueamento é o processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar, ou oxigênio a temperaturas superiores a 450 , formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de petróleo. Há vários tipos de craqueamento, entre eles o térmico, vapor, viscorredução, coqueamento, catalítico, craqueamento catalítico fluido e o hidrocraqueamento.

    3. Processo de purificação é o processo que consiste em purificar as impurezas de uma certa substância, afim de impedir que a impureza venha a contaminar , ou diminuir os riscos a pessoa e ao meio ambiente. E o processo de adição é nada mais que adicionar certas substâncias a outra, afim de obter uma solução desejada.

    ResponderExcluir
  7. 1-prcesso de obtenção de eteno por desidratação do álcool etilico(etanol),mais precisamente a parti do etanol contido no álcool anidro em presença de catalizador.

    2-Em geologia do petróleo,química e petroquímica,craqueamento(termo originado do termo ingês cracking,rompimento,fratura, quebra,divisão)é um processo de refinação que modifica a composição do petróleopor efeitos combinados de temperaturas e presão,e,em certos casos,de um catalizador.
    tipos de craqueamentos
    *térmicos
    *vapor
    *viscorredução
    *coqueamento
    *catalítico fluido
    *hidrocraqueamento
    *alquilação.

    3-É um tratamento que resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados em subistâncias para que fique em condições adequadas.E o processamentode adição é adicionar certas subistância a outra , asim obitendo o resultado desejado.
    Adriana freire

    ResponderExcluir
  8. 1 pelo craqueamento. aceita uma variedade de hidrocarbonetos, cuja origem pode ser o gás natural.
    2 vários processos químicos na indústria pelos quais moléculas orgânicas complexas como querogênios ou hidrocarbonetos são quebradas em moléculas mais simples por quebra de ligações carbono-carbono nos precursores pela ação de calor ou catalisador.O craqueamento divide grandes cadeias de carbono.
    3 são procesos que transformam os produtos básicos em produtos petroquímicos finais, a exemplo do polipropileno, polivinicloreto, poliésteres etc., são quimicamente ou fisicamente modificados, dando origem a produtos de consumo, como plásticas roupas e etc.

    ResponderExcluir
  9. Questão 1:As cadeias de hidrocarbonetos passam por um processamento onde são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem (craqueiem).
    questão 2:É um processo de refino obtido atráves de temperatura e pressão na torre de destilação, onde as moléculas são quebradas para obtenção de um determinado produto.
    Questão 3:-É um tratamento que resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados em substâncias para que fique em condições adequada.É o processamento de adicionar certas subistância a outra , assim obtendo o resultado desejado.
    Adriana freire

    ResponderExcluir
  10. Jonatã Lincoln,
    1° As cadeias de hidrocarbonetos passam por um prcesso onde são aquecidos a altas temperaturas até que ela craquei e se dá pela desidratação do alcool devido aos catalizadores.
    2° É o processo que provoca a queda de moleculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é pelo aquecimento de substâncias, os tipos são termicos, vapor, coqueamento, catalìtico, hidrocraqueamneto e alquilição.
    3° É o processo que consiste em separar um determinado contaminante de uma solução a fim de impedir de contaminar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  11. 1-Através do craqueamento de hidrocarbonetos que aceita uma variedade de hidrogarbonetos, cuja origem pode ser o gás Natural.

    2-São processos quimicos, pela qual causa quebras de moléculas mais simples(ou seja quebra de moléculas maoir em menor metodo termoquimico ou catalizador), e que existe outros tipos de craqueamento como o CRAQUEAMENTO CATALÍTICO FLUIDO E HIDROCRAQUEAMENTO.

    3- Seria o processo de transformação de um composto bruto (ou poluido) para produtos a serem consumidos,passando por adições e transformações.

    OBS: ARIADNE >>>> Pergunta o Etanol também pode ser obtido pela recuperação de correntes?

    ResponderExcluir
  12. Moagem
    A cana que chega à unidade industrial é processada o mais rápido possível. Este sincronismo entre o corte, transporte e moagem é muito importante, pois a cana é uma matéria prima sujeita a contaminações e conseqüentemente de fácil deterioração. A moagem diária é de 9.000 toneladas.
    Antes da moagem, a cana é lavada nas mesas alimentadoras para retirar a terra proveniente da lavoura. Após a lavagem, a cana passa por picadores que trituram os colmos, preparando-a para a moagem. Neste processo as células da cana são abertas sem perda do caldo. Após o preparo, a cana desfibrada é enviada à moenda para ser moída e extrair o caldo. Na moenda, a cana desfibrada é exposta entre rolos submetidos a uma pressão de aproximadamente 250 kg/cm², expulsando o caldo do interior das células. Este processo é repetido por seis vezes continuamente. Adiciona-se água numa proporção de 30%. A isto se chama embebição composta, cuja função é embeber o interior das células da cana diluindo o açúcar ali existente e com isso aumentando a eficiência da extração, conseguindo-se assim extrair cerca de 96% do açúcar contido na cana. O caldo extraído vai para o processo de tratamento do caldo e o bagaço para as caldeiras.

    Geração de vapor
    O bagaço que sai da moenda com muito pouco açúcar e com umidade de 50%, é transportado para as caldeiras, onde é queimado para gerar vapor, que se destina a todas as necessidades que envolvem o acionamento das máquinas pesadas, geração de energia elétrica e o processo de fabricação de açúcar e álcool. A sobra de bagaço é vendida para outras indústrias. O bagaço é muito importante na unidade industrial, porque é o combustível para todo o processo produtivo. Um bom sistema térmico é fundamental. Usamos processo vapor direto, vapor de escape e vapor vegetal.

    Geração de energia elétrica
    Parte do vapor gerado é enviado aos turbogeradores que produzirão energia elétrica suficiente para movimentar todos os acionamentos elétricos e a iluminação. O consumo é de 4.500 kw.

    FABRICAÇÃO DE ÁLCOOL
    A fabricação de álcool da Usina Ester, é uma unidade anexa, portanto o processo de moagem de cana é o mesmo já descrito.

    Tratamento do Caldo
    Parte do caldo é desviado para tratamento específico para fabricação álcool. Este tratamento consiste em aquecer o caldo a 105ºC sem adição de produtos químicos, e após isto, decantá-lo. Após decantação, o caldo clarificado irá para a pré-evaporação e o lodo para novo tratamento, semelhante feito ao lodo do açúcar.

    ResponderExcluir
  13. continuação da resposta
    Pré-evaporação
    Na pré-evaporação o caldo é aquecido a 115ºC, evapora água e é concentrado a 20ºBrix. Este aquecimento favorece a fermentação por fazer uma "esterilização" das bactérias e leveduras selvagens que concorreriam com a levedura do processo de fermentação.

    Preparo do mosto
    Mosto é o material fermentescível previamente preparado. O mosto na Usina Ester é composto de caldo clarificado, melaço e água. O caldo quente que vem do pré-evaporador é resfriado a 30ºC em trocadores de calor tipo placas, e enviado às dornas de fermentação. No preparo do mosto define-se as condições gerais de trabalho para a condução da fermentação como, regulagem da vazão, teor de açúcares e temperatura. Densímetros, medidores de vazão e controlador de Brix automático monitoram este processo.

    Fermentação
    A fermentação é contínua e agitada, consistindo de 4 estágios em série, composto de três dornas no primeiro estágio, duas dornas no segundo, uma dorna no terceiro e uma dorna no quarto estágio. Com exceção do primeiro, o restante tem agitador mecânico. As dornas tem capacidade volumétrica de 400.000 litros cada, todas fechadas com recuperação de álcool do gás carbônico.
    É na fermentação que ocorre a transformação dos açúcares em etanol ou seja, do açúcar em álcool. Utiliza-se uma levedura especial para fermentação alcoólica, a Saccharomyces uvarum. No processo de transformação dos açúcares em etanol há desprendimento de gás carbônico e calor, portanto, é necessário que as dornas sejam fechadas para recuperar o álcool arrastado pelo gás carbônico e o uso de trocadores de calor para manter a temperatura nas condições ideais para as leveduras. A fermentação é regulada para 28 a 3OºC. O mosto fermentado é chamado de vinho. Esse vinho contém cerca de 9,5% de álcool. O tempo de fermentação é de 6 a 8 horas.

    ResponderExcluir
  14. continuação da resposra

    O craqueamento divide grandes cadeias de hidrocarbonetos em pedaços menores.
    Há vários tipos de craqueamento.
    - Térmico: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem (craqueiem).
    - vapor: vapor de alta temperatura (816°C) é usado para craquear etano, butano e nafta em etileno e benzeno, que são usados para fabricar produtos químicos;
    - viscorredução: os resíduos da torre de destilação são aquecidos (482°C), resfriados com gasóleo e rapidamente colocados em uma torre de destilação. Este processo reduz a viscosidade de óleos pesados e produz o alcatrão;
    - coqueamento: os resíduos da torre de destilação são aquecidos a temperaturas acima de 482°C até que se quebrem em óleo pesado, gasolina e nafta. Ao final do processo, sobra um resíduo pesado, quase puro, de carbono (coque). O coque é limpo e vendido.
    - Catalítico: usa um catalisador para aumentar a velocidade da reação de craqueamento. Os catalisadores incluem a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumino-silicatos.
    - craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC): um catalisador fluido aquecido (538°C) craqueia gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina;

    ResponderExcluir
  15. continuação da resposta

    hidrocraqueamento: semelhante ao craqueamento catalítico fluído, mas usa um catalisador diferente, temperaturas menores, pressão maior e gás hidrogênio. Ele craqueia o óleo pesado em gasolina e querosene (combustível de aviação). Após vários hidrocarbonetos terem sido craqueados em outros menores, os produtos passam por mais uma coluna de destilação fracionada para separá-los.
    A purificação da água ou potabilização é um processo que consiste no tratamento da água, a fim de remover os contaminantes que eventualmente contenha, tornando-a potável, isto é, própria para o consumo humano.

    ResponderExcluir
  16. oi pessoal, na questão (1), a produção se dá devido a desidatração do álcool pelos catalisadores, daí o processo purificação retira as impurezas existentes no processo, daí por diante fazem outros processos para dar continuidade para produção do eteno. Na questão (2), Craqueamento é uma quebra de molecúlas de grandes cadeias de hidrocarbonetos com pouco valor para cadeias menores com muito valor comercial. E os tipos são: craqueamento térmico,vapor,viscorredução,coqueamento, catalítico,catalítico fluído e hidrocraqueamento. Na questão (3), é ato de purificar algo tornando-o puro ou seja você purificar determinada substância por exemplo.
    O processo de adição nada mais é que você adicionar algo em determinada coisa e obter algo.(um exemplo você adiciona uma substância em outra, afim de ter um resultado.)

    ResponderExcluir
  17. 1 – Como ocorre o processo de produção do eteno pelo etano ou nafta?

    Ocorre através de craqueamento de uma variante de hidrocarboneto extraídos do petróleo (nafta) ou gás natural (etano).

    2 – O que é craqueamento e os tipos que existem?

    O craqueamento é a divisão das cadeias de hidrocarbonetos em pequenos pedaços. Existem vários tipos de craqueamento:
    Térmico – aquecimento das cadeias de hidrocarbonetos até que elas se quebrem.
    Vapor – vapor a 816°C usado para fabricar produtos químicos através do etano, butano e nafta em etileno e benzeno.
    Viscorredução – Os resíduos da torre de destilação são aquecidos a 482°C e depois são resfriados com gasóleo para destilação. Seve para reduzir a viscosidade do óleo pesado.
    Coqueamento – aquecimento dos resíduos da torre acima de 482°C, o resíduo se divide em óleo pesado, gasolina e nafta. A sobra desse craqueamento produz o coque (material quase puro de carbono).
    Catalítico – utilização de catalisadores como a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumino-silicatos.
    craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC) – craqueamento de gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina, através de catalisador fluido aquecido a 538°C.
    hidrocraqueamento – craqueamento através de gás hidrogênio, craqueia óleo pesado em gasolina e querosene.
    Reforma – combinação de hidrocarbonetos menores para formar outros maiores. Transforma nafta de baixo peso molecular em compostos aromáticos, usados na fabricação de produtos químicos e para misturar na gasolina.
    Alquilação – mistura de compostos de baixo peso molecular na presença de um catalisador (ácido fluorídrico ou ácido sulfúrico). Os produtos da alquilação são hidrocarbonetos ricos em octanas, usados em tipos de gasolina para reduzir o poder de detonação.
    Raimundo Amancio B. Neto
    Petróleo e gás
    2NB

    ResponderExcluir
  18. Uma dúvida de professor: qual dos vários processos industriais é o mais rentavel para produção do eteno pelo etano ou nafta?!

    ResponderExcluir
  19. 1– Como ocorre o processo de produção do eteno pelo etano ou nafta?
    A produção do etileno acontece por meio de um processo de desidratação e envolve a adição de catalisadores ao etanol aquecido, transformando-o em gás etileno. Desse ponto em diante, o processo de fabricação segue as etapas já existentes para a obtenção do PE oriundo do etileno da nafta.

    2 – O que é craqueamento e os tipos que existem?
    O que é craqueamento: é como se denominam vários processos químicos na indústria pelos quais moléculas orgânicas complexas como querogênios ouhidrocarbonetos são quebradas em moléculas mais simples (por exemplo, hidrocarbonetos leves) por quebra de ligações carbono-carbono nos precursores pela ação de calor e/ou catalisador. A taxa de rompimentos e os produtos finais são fortemente dependentes destastemperaturas de reação e presença de quaisquer catalisadores. Craqueamento, também referido como pirólise, é o colapso de um grandealcano em menores e mais úteis alcanos e um alqueno. Colocando de maneira mais simples, craqueamento de de hidrocarbonetos é o processo de quebra de cadeias longas em mais curtas.
    Tipos de craqueamento:
    Térmico: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também) até que elas se quebrem (craqueiem).
    Vapor: vapor de alta temperatura (816°C) é usado para craquear etano, butano e nafta em etileno e benzeno, que são usados para fabricar produtos químicos;
    Viscorredução: os resíduos da torre de destilação são aquecidos (482°C), resfriados com gasóleo e rapidamente colocados em uma torre de destilação. Este processo reduz a viscosidade de óleos pesados e produz o alcatrão;
    Coqueamento: os resíduos da torre de destilação são aquecidos a temperaturas acima de 482°C até que se quebrem em óleo pesado, gasolina e nafta. Ao final do processo, sobra um resíduo pesado, quase puro, de carbono (coque). O coque é limpo e vendido.
    Catalítico: usa um catalisasor para aumentar a velocidade da reação de craqueamento. Os catalisadores incluem a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumino-silicatos
    Craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC): um catalisador fluido aquecido (538°C) craqueia gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina;
    Hidrocraqueamento: semelhante ao craqueamento catalítico fluído, mas usa um catalisador diferente, temperaturas menores, pressão maior e gás hidrogênio. Ele craqueia o óleo pesado em gasolina e querosene (combustível de aviação).

    3 – O que são processos de purificação e adição?
    Processo de purificação é o processo que consiste em purificar as impurezas de uma certa substância, a fim de impedir que a impureza venha a contaminar, ou diminuir os riscos a pessoa e ao meio ambiente. E o processo de adição é nada mais que adicionar certas substâncias a outra, a fim de obter uma solução desejada.

    Isaac Gonçalves Ferreira 2NB

    ResponderExcluir
  20. Por: Ana Karla do N. Andrade.

    R:1)Através do processo de crqueamento e com o uso de catalizadores;cuja origem pode ser o gás ntural(etano)ou petroléo(nafta).

    2)Craqueamento nada mais é que a quebra de moléculas;há varios tipos de craqueamento:craqueamento térmico,craqueamento a vaporcraqueamento catlítico,hidrocraqueamento,craqueamento catalítico fluido entre outros.

    3)processo de purificação consiste em retirar de alguma substancia propiedades impuras,com o intuito de evitar contaminação e riscos a o meio ambiente.E adição nada mais é que adicionar uma sustancia a outra para obter o resultado final desejado.

    ResponderExcluir
  21. 1- O processo de produção do eteno pelo etanol acontece por meio do craqueamento de hidrocarbonetos, isto é, as cadeias de hidrocarbonetos irão passar por processo de aquecimento a alta temperatura formando uma mistura de compostos químicos.
    2- O craqueamento é uma separação de moléculas a partir do petróleo, ou seja, ele divide grandes cadeias de hidrocarbonetos em menores pedaços. Ha vários tipos de craqueamento dentre eles temos:
    -Vapor: Vapor de alta temperatura é usado para craquear etano, butano e nafta em etileno e benzeno.
    -Térmico: Quando os hidrocarbonetos de grandes cadeias são submetidas a altas temperaturas.
    -Craqueamento Catalítico: Utiliza um catalisador para aumentar a velocidade da reação de craqueamento.
    -Craqueamento Catalítico Fluido: Utiliza um catalisador aquecido.
    -Coqueamento: Os resíduos da torre de destilação são aquecidas a altas temperatura ate que se quebrem em resíduos pesados.
    -Craqueia: Gasóleo transformado em óleo diesel e gasolina.
    -Hidrocraqueamento: Também utiliza um catalisador, porem com uma temperatura menor que o catalisador fluido.
    3- Purificação: É o processo que consiste na retirada de impurezas de uma solução, deixando o contaminante em quantidades mínimas.
    Adição: Processo que adiciona etanol nos combustíveis fosseis,como exemplo a gasolina que é adicionada de etanol(álcool). Visando diminuir a poluição no meio ambiente.

    ResponderExcluir
  22. 1- Como ocorre o processo de produção de eteno pelo etano ou nafta?
    É o processo de produção do eteno pelo etanol se dá pela desidratação do álcool devido os catalizadores.

    2- O que é craqueamento e os tipos que existem ?
    É o processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento e altas temperaturas, térmico, vapor, viscorredução, coqueamento, catalítico, fluido e o hidrocraqueamento.

    3- O que são processos de purificação e adição?
    É o processo que consiste em purificar as impurezas de uma substância. Adição é adicionar substâncias a outra, para obter a solução desejada.


    Marcondy Salviano Miranda
    Cst em petróleo e gás
    2NB

    ResponderExcluir
  23. 1-como ocorre e o processo de produção da eteno pelo etano ou nafta?

    O principal processo de produção de eteno é o craqueamento de hidrocarbonetos, que responde por 98% da produção mundial. A eteno também pode ser obtida pela recuperação de correntes do gás de refinaria, etanol e carvão. Industrialmente o etileno é preparado pela desidrogenação do etano (retirada de hidrogênio).

    2-O que é craqueamento e os tipos que existem?

    São meleculas constituintes do petroleo (alcano). Que provoca a quebra de moleculas por aqucimento utilizando o catalizador (silica,aluminio AL203) forma-se uma fração gasosa quem contem em sua composição etileno.

    TIPOS:
    Há vários tipos de craqueamento.
    - Térmico: grandes cadeias de hidrocarbonetos são aquecidas a altas temperaturas (e algumas vezes a altas pressões também).
    - vapor: vapor de alta temperatura (816°C) é usado para craque ar etano, butano e nafta em etileno e benzeno, que são usados para fabricar produtos químicos;
    - Catalítico: usa um catalisador para aumentar a velocidade da reação de craqueamento. Os catalisadores incluem a zeólita, hidrossilicato de alumínio, bauxita e alumina-silicato.
    - craqueamento catalítico fluido ("fluid cracking catalysis", FCC): um catalisador fluido aquecido (538°C) craqueia gasóleo pesado em óleo diesel e gasolina


    3 – O que são processos de purificação e adição.

    Purificação são processos de filtrações para eliminar alguns tipos de substancias que nelas estão contidas, e adicionar outro tipo de substancia que vem eliminar a substancia indesejada e tira a sua impureza.

    ResponderExcluir
  24. Olá Pessoal!!! Passando para dizer que estou sentindo firmeza nas respostas de vocês. alguns ainda precisam de umas orientações, porem no mais, tudo certo!!! E dou por encerrada esta sessão... vamos para frente!!! Abraços

    ResponderExcluir