quinta-feira, 9 de setembro de 2010

RISCOS DE TRABALHO



Riscos Ergonômicos e Risco de Acidente

Riscos ergonômicos e risco de acidente se interagem, pois os dois podem interferir na saúde e no desempenho do trabalhador. As definições de cada um são: Riscos ergonômicos, são fatores que possam interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde, temos exemplos de levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho; já os riscos físicos, são fatores que deixam o trabalhador em situação vulnerável e que possam afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico com exemplos de máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado.


Riscos de Trabalho

Segundo a definição da Lei nº 8.213 de 24.07.91 da Previdência Social art.19 Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda, ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho (http://www.mashi.com.br/boletins_ant_006.htm).

A principais causas de acidente são: Atos inseguros (Atos executados de forma contrária às Normas de Segurança (ex.: subir em cadeira para trocar uma lâmpada); Condições inseguras (Deficiências, defeitos, irregularidades técnicas do ambiente de trabalho que podem ocasionar um acidente (ex.: escada sem corrimão, piso escorregadio) e Fatores pessoais de insegurança (São as características físicas ou mentais de um indivíduo que podem interferir no trabalho que está sendo realizado (ex.: instabilidade emocional, falta de coordenação motora).

Cabe ao Empregador fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI Equipamento de proteção individual (Todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador) aprovado pelo Ministério do Trabalho, adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento; e cabe ao empregado Usá-lo apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda, conservação e higienização; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada do uso do E.P.I.

Algumas questões para serem discutidas......

1) Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas Empresas?

2) O que os riscos ergonômicos podem gerar e como podem ser considerados?

3) O que pode causar risco de acidentes?



Referencias bibliográficas

www.fiocruz.br/.../Bis/.../riscos_ergonomicos.html
http://www.ergoltda.com.br/

36 comentários:

  1. Jonatã Lincoln
    1° Orienta melhor o trabalhador na sua função em relação ao seu desempenho no serviço e na sua postura e com isso a empresa tem a ganhar muito porque o colaborador não vai se ausentar-se por doença chamada DORT.

    2° Os riscos gerados pela ergonomia são muitos dentre eles os riscos mentais e físicos, e um dos motivos são levantamento de peso em excesso, postura inadequada, situação de estresse, trabalho em excesso, repetitividade, mas para isso não acontecer deve haver uma interação entre o trabalhador e a empresa para que isso seja evitado, mas havendo melhoria no serviço, modernização das máquinas dentre outros serviços se pode melhorar o trabalho.

    3° condições inseguras tais como, ferramenta desgastada, instalação de equipamentos elétricos inadequadamente, máquinas sem manutenção, falta de EPI´s, falta de sinalização em locais onde deve ser rota de fuga.

    ResponderExcluir
  2. 1) Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas Empresas?
    As vantagens são uma melhor qualidade de vida, motivações, mais seguranças, uma boa produtividade se todos aplicarmos essas vantagens numa empresa as coisas vao ficar muito boa.
    2) O que os riscos ergonômicos podem gerar e como podem ser considerados?
    Podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, causando desconforto ou consequentemente a doença. São considerados através do esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, monotomia, repetitividade e ritmo excessivo de trabalho.
    3) O que pode causar risco de acidentes?
    A falta de EPI´s, a falta de sinalização nas áreas de risco, falta de manutenções em maquinas, pisos irregulares tudo isso e outras coisas mas causa um risco de acidente.
    Hetchyenn Beek Vieira de Souza
    2NB Petróleo e Gás

    ResponderExcluir
  3. Ola pessoal...

    1 – Empresas que investem em melhores condições de trabalho so tem a ganhar, pois conseguem obter um aumento de produtividade, redução de faltas, ausências e acidentes de trabalho, maior participação de mercado entre outras inúmeras vantagens.

    2 – Para o trabalhador os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc. Para a empresa: Baixa produtividade, afastamento, ações judiciais, enfim, acidentes graves ou fatais e doenças ocupacionais causam impacto negativo não so para empresas e trabalhadores como também para a sociedade e o governo.

    3 - São diversos os riscos de acidentes. Os mais comuns são:
    - Área do prédio insuficiente para instalação adequada das máquinas e equipamentos;
    - Distribuição das máquinas e equipamentos de forma inadequada, dificultando a circulação dos trabalhadores;
    - Pisos irregulares e com pouca resistência;
    - Instalações elétricas inadequadas e expostas;
    - Falta de sinalização da localização dos extintores e hidrantes e de rotas de fuga em caso de incêndio ou explosão;
    - Matéria-prima e produtos armazenados de forma inadequada;
    - Máquinas e equipamentos instalados inadequadamente;
    - Maquinário sem manutenção preventiva;
    - Ferramentas usadas de forma incorreta ou para outra finalidade;
    - Máquinas e equipamentos sem proteção nas partes móveis ou de operação. Exemplo: rebitadores, prensas, máquina de cortes, etc.;
    - Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

    Leidiane Lopes 2nb

    ResponderExcluir
  4. 1 acabar com os acidentes no trabalho, riscos ergonômicos que causam transtornos enormes ao trabalhador pelas empresas.psicofisiológicas no trabalhador falhas corporais ou mentais que muitas vezes não são idenizados por esses acidentes no trabalho.

    2 desconfortos ou afetando sua saúde levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho prejuízo físicos e mentais.

    3 Atos inseguros (Atos executados de forma contrária) Condições inseguras (Deficiências, defeitos, irregularidades técnicas do ambiente de trabalho que podem ocasionar um acidente e fatores pessoais de insegurança as características físicas ou mentais de um individuo que pode interferir no trabalho a ser executados.

    ResponderExcluir
  5. Jefferson Medeiros 2NB

    1) Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas Empresas?
    A inicio a segurança dos trabalhadores em seu local de trabalho priorizando um ambiente seguro onde o trabalhador se sinta protegido diante o seu dia á dia.
    2) O que os riscos ergonômicos podem gerar e como podem ser considerados? Mentais e fisiológicos ambos trazem danos ao trabalhador e a perda da empresa. Nos mentais é destacado, tensão, estresse, fatores emocionais. Fisiológicos ou motores são aqueles que atuam na fisiologia de cada individuo esforços excessivos enfatizando dores musculares entre outros.
    3) 3) O que pode causar risco de acidentes?
    Falando de uma maneira geral e breve temos os ligados ao ambiente de trabalho e a postura inadequada dos trabalhadores. A exemplo (AMBIENTE) pisos, instalações, maquinas sem manutenção, maquinas sem a instalação incorreta, falta de saída de emergência, entrada de ar, equipamentos como alarmes contra incêndio, placas sinalizadoras entre outros. Sobre postura inadequada eu ressalto a postura do trabalhador em não procurar informações sobre o que vai se manobrar, EPI

    ResponderExcluir
  6. A vantagem de uma empresa aplicar a ergonomia é o cuidado com a saúde ocupacional dos seus colaboradores, pois o homem tende a relaxar nas suas atividades de trabalho, e finda adotando uma postura inadequada na sua jornada de trabalho, podendo causar dores em determinadas regiões do corpo e futuramente uma doença ocupacional. Que seria uma desvantagem para a empresa perder aquele funcionário que ela tanto investiu com qualificação. A empresa deve está ciente dos riscos ergonômicos que podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER (lesões por esforço repetitivo) DORT (distúrbio Osteo-musculares relacionado ao trabalho), cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc. Diversos fatores podem causar riscos de acidentes em uma empresa, como iluminação precária, instalações elétricas inadequadas, equipamentos danificados, improviso de ferramentas como mão de força, piso escorregadio etc.

    De: Antonio Daniel Vieira Mendes.
    obrigado professora, um forte abraço...

    ResponderExcluir
  7. 1- QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE?

    Retirei de um artigo sobre gás natural alguns problemas que o gás natural traz ao meio ambiente.

    Apesar das vantagens relativas do gás natural, quando comparado ao petróleo e ao carvão mineral, seu aproveitamento energético também produz impactos indesejáveis ao meio ambiente, principalmente na geração de energia elétrica. Um dos maiores problemas é a necessidade de um sistema de resfriamento, cujo fluido refrigerante é normalmente a água. Nesse caso, mais de 90% do uso de água de uma central termelétrica podem ser destinados ao sistema de resfriamento. Embora existam tecnologias de redução da quantidade de água necessária e de mitigação de
    impactos, isso tem sido uma fonte de problemas ambientais, principalmente em relação aos recursos hídricos, em função do volume de água captada, das perdas por evaporação e do despejo de efluentes (BAJAY; WALTER; FERREIRA, 2000).

    Em termos de poluição atmosférica, destacam-se as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), entre os quais o dióxido de nitrogênio (NO2) e o óxido nitroso (N2O), que são formados pela combinação do nitrogênio com o oxigênio. O NO2 é um dos principais componentes do chamado smog(21), com efeitos negativos sobre a vegetação e a saúde humana, principalmente quando combinado com outros gases, como o dióxido de enxofre (SO2). O N2O é um dos gases causadores do chamado efeito estufa e também contribui para a redução da camada de ozônio (CASA, 2001).

    2- QUAIS OS TIPOS DE COMBUSTIVEIS RELACIONADO AO GÁS NATURAL, E SEUS BENEFICIOS?

    O Gás Liquefeito de Petróleo – GLP ou Gás LP, também conhecido como gás de cozinha, é um dos resultados do refino do Petróleo. Ele é composto da mistura de gases hidrocarbonetos, principalmente Propano (C3H8) e Butano (C4H10), que apresentam grande aplicabilidade como combustível devido às suas características de alto poder calorífico, excelente qualidade de queima, fácil manuseio, baixo impacto ambiental, facilidade de armazenamento e transporte.

    GNV é a sigla de Gás Natural Veicular, ou seja, é o Gás Natural utilizado em veículos automotores. É o mesmo gás canalizado utilizado em residências , comércio e indústria.
    O GNV (Gás Natural Veicular) é diferente do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em vários aspectos, a começar pela sua composição. O GNV é composto basicamente por metano, enquanto o GLP por butano. O GNV é normalmente armazenado sob alta pressão na forma gasosa.
    A queima do Gás Natural é muito mais completa do que a da gasolina, álcool ou diesel. Por isso, os veículos que a utilizam emitem menos poluentes, tais como óxidos nitrosos (NOX), dióxido de Carbono ( CO2) e principalmente monóxido de carbono (CO). Assim, o Gás Natural é uma grande opção de combustível nos grandes centros urbanos, ajudando no controle dos níveis de poluição e melhorando a qualidade de vida das pessoas.



    3- QUAL A RELAÇÃO DOS POTENCIAIS HIDRAÚLICOS DO PAÍS COM O GÁS NATURAL?

    Como frisei na primeira questão, no aproveitamento energético do gás natural para a geração de energia elétrica, é necessário um sistema de resfriamento, cujo fluido refrigerante é normalmente a água. Com isso a grande disponibilidade dos recursos hidráulicos do Brasil, torna a geração de energia termelétrica viável.
    Raimundo Amancio B. Neto
    CST em Petróleo e Gás
    2NB

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. 1-Trabalhar com maior segurança e conforto adotando-se as seguintes dicas . sobre as vantagens da ergonomia para a melhoria da produção nas empresas.e Podemos aplicar estudos ergonômicos no lar, no transporte e no lazer.2-São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, que podem até gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos.3-A falta de sinalização nas áreas de risco,falta de equipamento de proteçao,defeitos, irregularidades técnicas do ambiente de trabalho que podem ocasionar um acidente.Karla Michaely N Barreto 2NB

    ResponderExcluir
  10. Boa noite pessoal!!!!
    1°)Além de proporcionar um melhor conforto para os funcionários,aumenta a produtividade dos funcionários, diminui o stress etc.

    2°)Pode impossibitar o trabalho com pesos,com flexionamento,pode gerar stress prejudicando tanto o funcionario como a empresa, um alto indice de erros e tambem uma doença chamada LER/DORT.
    3º)Eletricidade, Maquinas e Equipamentos sem Proteção ,Feramentas inadequadas e defeituosas
    Armazenamento inadequado etc.

    ResponderExcluir
  11. 1º)Conforto,produtividade,rentabilidade,reeducação corporal,melhoria da resistencia,previne crise de dor,reduz o stress etc.
    2º)‘’OS RISCOS ERGONÔMICOS PODE GERAR UMA PERDA PARCIAL COMO IMPOSSIBILIDADE DE OPERAR MAQUINAS COM AS MÃOS, DEVIDO CONTUSÕES POR FALTA DE ALOGAMENTO , ANTES DA ATIVIDADE OU PERMANTENTE IMPOSSIBILITANDO DE TRABALHA COM PESO, DEVIDO A FALTA DE TREINAMENTO ,GINASTICA LABORAL E POSTURA ADEQUADA , ANTES DA ATIVIDADE. SEGUE ABAIXO CONSEQUÊNCIAS DOS RISCOS ERGONÔMICOS:
    Alto indice de erros ,fadiga física e mental,baixa produtividade,tensoes musculares ,LER/DORT etc.
    3°)Eletricidade ,Maquinas e Equipamentos sem Proteção ,Feramentas inadequadas e defeituosas ,Armazenamento inadequado ,Queda em altura Queda de objeto ,Esmagamento.

    Cicero xavier 2 NB

    ResponderExcluir
  12. 1) Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas Empresas?
    O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas. Preocupando-se com as condições gerais de trabalho, a ergonomia promove uma otimização do bem estar humano e o desempenho geral de um sistema. Com isso, a ergonomia torna o ambiente de trabalho mais seguro e também mais eficiente.

    2) O que os riscos ergonômicos podem gerar e como podem ser considerados?
    Uma das causas da baixa produtividade pode ser o desconforto, que entre as suas várias causas está diretamente ligada à adequação do corpo frente a um determinado equipamento. A questão da iluminação, que além de poder causar danos à visão, contribui significativamente na baixa pessoal da capacidade de produção de uma pessoa. Além disso, os ruídos e mudanças de temperatura também influem negativamente neste processo.
    Existem problemas relacionados à coluna, com esses a ergonomia busca uma prevenção continua, como a adequação de cadeiras e mesas.

    3) O que pode causar risco de acidentes?
    Em geral seria a inadequação do ambiente de trabalho, instalações elétricas defeituosas, iluminação inadequada, falta de sinalização, maquinas e equipamentos defeituosos, ferramentas inapropriadas, etc.

    Raimundo Amancio B. Neto
    Petróleo e Gás
    2NB

    ResponderExcluir
  13. O gás natural apresenta uma emissão de menos poluente em sua queima. Entretanto ele Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita. Ele também apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. Em caso de fogo em locais com pouca quantidade de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico. O gás natural tem suas qualidades, Dele podemos extrair o GLP(gás liquefeito de petróleo) que facilita o cozimento dos alimentos em nossas residências, e também tem-se o GNV(gás natural veicular) que diminui emissão de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera. Hoje com o baixo potencial de nossas hidroelétricas, tem-se a adoção do gás natural nas termoelétricas para mover as turbinas e gerar energia. Essa tecnologia é bastante adotada nas regiões sul e sudeste do nosso país.

    As vantagens de se aplicar ergonomia são de grande importância para saúde operacional dos trabalhadores. Pois assim mantêm a sua integridade física com a utilização dos equipamentos de proteção ideal (EPI e EPC), além de reconhecer os riscos de um determinado trabalho. Têm-se dois tipos de riscos ergonômicos: os acidentes que são considerados como, se causar algum dano a pessoa, seja físico, psicológico ou financeiro. Os Incidentes que não causam nenhum dano a pessoa. A falta de ergonomia pode aumentar os riscos de acidentes. Pois os equipamentos de proteção juntamente com as informações acerca dos riscos de determinadas operações, tornam os operários protegidos contra possíveis acidentes e informado dos riscos, assim podem se proteger e saber como sair de determinadas situações.

    ESDRAS MANSUR LOPES CAVALCANTE FEITOSA

    ResponderExcluir
  14. 1- Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas empresas ?
    Contribui para o bom desempenho do trabalho e para o bem estar dos funcionários e evitando acidentes e riscos de doenças.

    2- O que os riscos ergonômicos podem gerar e como podem ser considerados ?
    Pode gerar riscos a saúde física, mental, prejuízos econômicos portanto deve ser considerado de forma indispensável dentro das empresas para possibilitar um elo de equilibrio positivo entre empresa e empregados.

    3- O que pode causar riscos de acidentes ?
    Falta de EPI,S ou uso incorreto das mesmas, falta de sinalizações nas empresas.


    Marcondy Salviano Miranda
    CST em petróleo e gás
    2NB

    ResponderExcluir
  15. 1- Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas empresas?
    contribuindo para o bem estar dos funcionários e evitando acidentes e riscos de doenças.

    2- O que os riscos ergonomicos podem gerar e como podem ser considerados?
    Os riscos ergonômicos podem se gerar riscos á saúde, mental , ou ainda prejuísos econômicos portanto deve ser considerados de forma indispensável dentro das empresas para possibilitar um elo de equilibrio positivo entre empresa e empregados.

    3- O que pode causar riscos de acidentes ?
    Falta de EPI,S ou uso incorreto dos mesmos falta de sinalizações nas repartições e em setores onde se façam necessárias , jornada de trabalho além do permitido , falta de expeção em equipamentos e maquinas etc...


    Clodomiro Barboza da Silva
    CST em petróleo e gás
    2NB

    ResponderExcluir
  16. 1-A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, ... na tomada de decisões e a máquina para outros, como aplicação de força.2-São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso.3-atos inseguros e condições inseguras.

    ResponderExcluir
  17. 1-A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. 2-Riscos Ergonómicos. Há vários factores de risco que afectam o trabalhador como por exemplo levantamento de peso e esforço fisico e mental.3-atos inseguros e falta de conhecimento sobre segurança.

    ResponderExcluir
  18. 1-1-Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita.
    O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndios e explosão, por ser mais leve que o ar.2-alcool,petroleo,glp,metano..3-Ainda, em relação a outros combustíveis fósseis, o gás natural apresenta maior potencial elétrica e com o esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. 1-Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita,o gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.2- GNV(gas natural veicular)GLP (gás liquefeito de petróleo).3-grande disponibilidade dos recursos hidráulicos do Brasil, torna a geração de energia termelétrica viável

    ResponderExcluir
  21. 1-Desvantagens do gás natural. é porque é um combustível fóssil, de uso excessivo pode afectar o meio ambiente.2-GNV,GLP gás liquefeito de petróleo.3- Relação entre estas unidadese exemplo carvão, petróleo, gás natural na geração de energia termelétrica viável.

    ResponderExcluir
  22. 1)R;A Vantagem é que traz mais seguraça ao trabalhador no seu local de trabalho,ajuda a reduzir acidentes e doenças cusadas elo trabalho ;enfim melhora a qualidade de vida do operario.

    2)R:riscos ergonômicos assim como risco de acidentes são fators que podem interfirir nas características psicofisiologicas do trabalhador,causando desconforto ou afetando sua saúde.Como por exemplo ritmo excessivo de trabalho,monotomia.

    3)R:atos inseguros,condiçoes inseguras e fatores pessoais de insegurança.



    Por:Ana Karla do Nasciento Andrade.
    turma 2NB

    ResponderExcluir
  23. 1 - A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem
    decisões lógicas.


    2 - O custo individual é minimizado através da ergonomia, que remove aspectos do trabalho, que a longo prazo, possam provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas.

    Nas condições em que a atividade do indivíduo envolve a operação de uma peça de equipamento, na maioria das vezes, ele passa a constituir, com este equipamento, um sistema fechado. Este visa apresentar muitas das características de auto-regulamentação (feedback). Como dentro de tal sistema é o indivíduo quem usualmente decide, torna-se necessário que ele seja incluído no estudo da eficiência do sistema. Para que a eficiência seja máxima é preciso que o sistema seja projetado como um todo, com o homem completando a máquina e esta completando o homem.

    3- Em geral seria a inadequação do ambiente de trabalho, instalações elétricas defeituosas, iluminação inadequada, falta de sinalização, maquinas e equipamentos defeituosos, ferramentas inapropriadas, etc.

    ResponderExcluir
  24. 1)Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas Empresas?
    A ergonomia tem por objetivos básicos possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho. Para as empresas, isso representa um gasto, mas por outro lado representa uma economia para a empresa, que passa a produzir mais por conseqüência da melhoria de saúde dos seus funcionários.

    2) O que os riscos ergonômicos podem gerar e como podem ser considerados?
    “Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocam alterações no estado emocional.” São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.


    3) O que pode causar risco de acidentes?
    A imprudência no trabalho. Como por exemplo: Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI; Ferramentas usadas de forma incorreta ou para outra finalidade; Instalações elétricas inadequadas e expostas; etc.

    ResponderExcluir
  25. 1-Esta norma regulamentadora visaestabelecer parâmetros que permitam a adptação da condições de trabalho ás caracteriticas dos trabalhadores, evitando doenças ocupacionais,de modo a proporcionar o máximo de conforto,segurança e desempenho eficiente.essa é avantagem para a empresa(o desempenho eficiente).

    2-Todo o trabalho em que o trabalhador está exposto a condições que venha oferecer ricos a sua saúde é a sua integridade física.

    3-Pode ocasionar doenças ocupacionais como(LER)lesão por esforço repetitivo ou (DORT)ernia de disco.erros ergometricos mau postura no trabalho,esforço repetitivo,levantamento de peso que não esteja de acordo com seu biotipo ou permitido pela norma.
    Adriana Freire

    ResponderExcluir
  26. Ergonomia
    1º O papel da ergonomia é a preocupação com as condições gerais de trabalho, tais como iluminação, ruído e a temperatura (causadores de males á nossa saúde); e o estudo traça caminhos para resolver á correção desse problemas. Desse modo pode reduzir faltas de trabalhadores; acidentes no trabalho e maior participação de mercado.

    2º Os risco podem gerar gastos elevados com problemas ligados á saúde e a segurança do trabalhador. Incluem-se nesses gastos os afastamentos, as doenças adquiridas etc.
    A ergonomia, ´por muito empresários é viasta como um gasto á mais no orçamento; quando na verdade ela pode representa uma maior economia para a empresa e como consequencia, a melhoria da saúde do trabalhador e da sociedade.

    3º Os riscos mais comuns são:
    - área insuficiente para instalação de máquinas e equipamentos;
    - distribuição inadequada de máquinas, impossibilitando o tráfego dos trabalhadores;
    - pisos irregulares;
    - instalação elétrica exposta e inadequada;
    - ausência de sinalização dos extintores, hidrantes e saída de emergência;
    - maquinário sem manutenção periódica;
    - manuseio inadequado de ferramentas;
    - falta de uso de EPI.
    E esses riscos podem causar menor produtividade, menos motivação, pior condição física e emocional, menos segurança, mais ações judiciais, mais afastamento e insatisfações, maior prejuízo para empresa e a sociedade.

    ResponderExcluir
  27. 1ª Cuidados com condições gerais de trabalho. Ergonomia estuda soluções pra esse problemas pra que todos possam ter maior participação no mercado de trabalho. Tentando evitar com que funcionários não faltem tanto ao trabalho por diversar causas.

    2ª O não uso da ergonomia pode gerar gastos não nessesários para a empresa que não à usa, como afastamentos de empregados por acidentes gerados no trabalho, doenças e etc.

    3ª riscos nas instalações elétricas, ausência de extintores, maquinas sem manutenção.

    ResponderExcluir
  28. 1°As vantagens são uma melhor qualidade de vida, motivações, mais seguranças, uma boa produtividade.

    2°Podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, causando desconforto ou consequentemente a doença. São considerados através do esforço físico, levantamento de peso.

    3°A falta de EPI´s, a falta de sinalização nas áreas de risco, falta de manutenções em maquinas, pisos irregulares.

    ResponderExcluir
  29. Ola pessoal!!!

    1º) as vantagens de se aplicar ergonomia nas empresas são as mesmas de aplicar ela em qualquer outro lugar,pois ela trata de aspectos como iluminação, postura, vibrações, odores, etc.A ergonomia se aplica basicamente ao controle do ambiente físico para se alcançar maior eficiência tanto dos homens como das máquinas, usando os aspectos acima citados.

    2º) Os riscos ergonomicos podem gerar doenças ocupacionais q podem debilitar o trabalhador permanente ou temporariamente, teis como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc. São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

    3º)Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral, els são clasificados como "ação insegura" e "condição insegura". São considerados como riscos geradores de acidentes: espaço físico insuficiente para uma correta arrumação das maquinas e equipamentos, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, eletricidade risco de incêndio ou explosão, animais peçonhentos, armazenamento de matéria prima de forma inadequada, sair dos procedimentos de realização de determinadas tarefas.

    José Bernardes Félix da Costa, 2nb, CST em Petróleo e Gás-UNP

    REFERÊNCIAS: Bio Atividade (www.bioatividade.com.br)
    Saúde e Segurança (www.saudeeseguranca.com)
    SEBRAE SP (www.sebraesp.com.br)

    ResponderExcluir
  30. 1ºQUESÃO:Projetar e otimiza o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema,
    Projetar e avaliar as tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

    ResponderExcluir
  31. 1-NR 17 – obriga as empresas regidas pela CLT-(Consolidação das Leis do Trabalho) a realizar Análise Ergonômica das condições de trabalho e atividade realizadas nos postos e ambientes de trabalho.
    As vantagens que essas empresas têm em relação ao trabalhador, são de proporcionar uma boa qualidade de vida, segurança, confiança. E com isso obter uma boa produtividade, para que tenha bons lucros.

    ResponderExcluir
  32. 2ºQUESTÃO:Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.

    ResponderExcluir
  33. 3ºQUESTÃO:- Área insuficiente para instalação adequada das máquinas e equipamentos;
    - Distribuição das máquinas e equipamentos de forma inadequada, dificultando a circulação dos trabalhadores;
    - Pisos irregulares e com pouca resistência;
    - Instalações elétricas inadequadas e expostas;
    - Falta de sinalização da localização dos extintores e hidrantes e de rotas de fuga em caso de incêndio ou explosão;
    - Matéria-prima e produtos armazenados de forma inadequada;
    - Máquinas e equipamentos instalados inadequadamente;
    - Maquinário sem manutenção preventiva;
    - Ferramentas usadas de forma incorreta ou para outra finalidade;
    - Máquinas e equipamentos sem proteção nas partes móveis ou de operação. Exemplo: rebitadores, prensas, máquina de cortes, etc.;
    - Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

    ResponderExcluir
  34. e aí pessoal, Na questão (1), tem muitas vantagens, a aplicação da ergonomia melhora o ambiente de trabalho como: iluminaçao, maquinas etc..,fazendo com que tenha uma interação do homem com maquinas, tornando assim um ambiente saudável e seguro, obtendo cada vez mais eficiência de seus funcionários. Em relação a questão (2), os riscos ergonomicos pode gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos. psicológicos tais como: tensão, ansiedade, doenças nervosas... E fisiológicas como: dores musculares, cansaço fisíco, problemas de coluna...São considerados o levantamento de peso, postura inadequada,situação de estresse etc... Na questão (3), riscos de acidentes: área de prédio insufiente para instalação adequada das maquínas e equipamentos, distríbuição das maquínas e equipamentos de forma inadequada, dificultando a circulação dos trabalhadores, pisos irregulares e com pouca resistência,instalações elétricas inadequadas e expostas etc...

    ResponderExcluir
  35. E ai galera..(toentendendotudo)..rsrsrsr,ai vai as minhas colocações...



    1.....A adequação ergonomica na empresa, é uma necessidade do ponto de vista social, pois leva em consideração a saude fisica, psicologica ecognitiva do trabalhador, portanto de interesse dos governos, e tambem do ponto de vista economico, pois possibilitara ganhos meios de qualidade e produtividade da empresa e dos empresarios.


    2.... Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
    São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa..

    3.... São diversos os riscos de acidentes. Os mais comuns são:
    - Área do prédio insuficiente para instalação adequada das máquinas e equipamentos;
    - Distribuição das máquinas e equipamentos de forma inadequada, dificultando a circulação dos trabalhadores;
    - Pisos irregulares e com pouca resistência;
    - Instalações elétricas inadequadas e expostas;
    - Falta de sinalização da localização dos extintores e hidrantes e de rotas de fuga em caso de incêndio ou explosão;
    - Matéria-prima e produtos armazenados de forma inadequada;
    - Máquinas e equipamentos instalados inadequadamente;
    - Maquinário sem manutenção preventiva...etc..

    ResponderExcluir
  36. 1)Quais as vantagens de se aplicar a ergonomia nas Empresas?
    -Ensina o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. Boa postura, uso adequado de mobiliários e equipamentos, implantação de pausas, ginástica laboral (antes, durante e depois da atividade).
    tem como objetivo prático obter segurança e satisfação e principalmente o bem estar dos colaboradores em seu relacionamento com o sistema produtivo, diminuindo assim o número de casos de doenças ocupacionais.

    2) O que os riscos ergonômicos podem gerar e como podem ser considerados?
    Os riscos ergonomicos podem gerar disturbios psicologicos e fisiologicos e provocar sérios danos a saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.

    3) O que pode causar risco de acidentes?
    Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
    Instalações elétricas inadequadas e expostas;
    Falta de sinalização da localização dos extintores e hidrantes e de rotas de fuga em caso de incêndio ou explosão;
    maquinário sem manutenção preventiva;
    Ferramentas usadas de forma incorreta ou para outra finalidade;
    Máquinas e equipamentos sem proteção nas partes móveis ou de operação. Exemplo: rebitadores, prensas, máquina de cortes, etc.;

    ResponderExcluir