quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ENERGIA EÓLICA


       
Origem
Os moinhos de vento começaram a ser usados na Pérsia há 2500 anos. Eram usados para bombear água para irrigação e usado também em moinhos, para moer grãos. No final do século XIX foi que se deu inicio a adaptação dos moinhos de vento com a finalidade de geração de energia elétrica.
Os ventos são gerados pelas diferenças de temperatura entre a terra e as águas, planícies ou montanhas, tanto perto da linha do equador quanto nos pólos. A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também têm grande influência na distribuição de freqüência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local.
Um pouco sobre a história
 Em 1888, na cidade de Cleveland, Ohio, Charles F. Bruch ergueu o primeiro cata-vento destinado à geração de energia elétrica. O mesmo fornecia 12KW em corrente contínua para carregamento de baterias, que forneciam energia elétrica para 350 lâmpadas incandescentes. Bruch utilizou-se da configuração de um moinho para o seu invento. A roda principal, com suas 144 pás, tinha 17m de diâmetro em uma torre de 18m de altura. Todo o sistema era sustentado por um tubo metálico central que possibilitava o giro de todo o sistema acompanhando, assim, o vento mais forte. Esse sistema esteve em operação por 20 anos, sendo desativado em 1908. O cata-vento de Bruch foi um marco na utilização dos cata-ventos para a geração de energia elétrica.
O primeiro grande passo foi dado na Rússia em 1931. Era uma torre de 30m, modelo avançado de 100KW conectado, por uma linha de transmissão de 6,3kV de 30km, a uma usina termelétrica de 20MW. Essa foi à primeira tentativa bem sucedida de se conectar um aero gerador de corrente alternada com uma usina termelétrica. A energia medida foi de 280.000kWh/ano. O gerador e o sistema de controle ficavam no alto da torre. O controle da posição era feito através de uma estrutura em treliças inclinada apoiada sobre um vagão em uma pista circular de trilhos.
Com a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), veio o interesse dos países em economizar combustíveis fosseis. Os Estados Unidos saíram na frente, com o projeto do maior aero gerador, até então construído, ele foi batizado de Smith-Putnam, medindo 53,3m de diâmetro, uma torre de 33,5m de altura e duas hélices de aço com 16 toneladas, equipado com um gerador de 1250KW com uma rotação constante de 28 rpm, funcionando com corrente alternada, ligado diretamente a rede elétrica. Esse aerogerador foi inaugurado em 10 de outubro de 1941, em uma colina de Vermont chamada Grandpa’s Knob, e em março de 1945, após quatro anos de operação, uma das suas hélices quebrou-se por fadiga. No primeiro momento pós-guerra a energia eólica foi deixada um pouco de mão, voltando a ser vista apenas como objeto de estudo.
Energia eólica no Brasil
Nas ultimas décadas com o crescente interesse por energias “limpas”, a energia eólica vem se destacando com um grande crescimento. Aqui no Brasil já foram leiloadas algumas áreas de geração eólica. A capacidade de geração de energia eólica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relação ao ano anterior. Com isso, o país passou a ter uma capacidade instalada de 606 megawatts (MW), contra os 341 MW de 2008. Ainda é pouco visto o enorme potencial brasileiro; na China já se fala em abastecimento total por energia eólica até 2030.
O sistema de funcionamento de um aero gerador é basicamente o mesmo daquele criado la em Ohio em 1888.
                   
                   O nosso pais tem um enorme potencial eólico não só no litoral ,como se penca, em Minas gerais  quem fica a mais de 1000KM do litoral já existe aero geradores em pleno funcionamento. Veja no quadro abaixo a representação desse potencial.                     
                    

QUESTÕES

1°-Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais, cite os principais impactos ambientas que se tem ao construir um aero geradores.
 2°- A previsão da implantação de um parque eólico está gerando expectativa e tensão no município de Brotas de Macaúbas, situado a 590 km de Salvador na Região da Chapada Diamantina. O projeto tocado pela empresa DESENVIX visa à geração de energia elétrica a partir dos ventos e prevê investimentos de 1,35 bilhões. Está se desenhando um conflito fundiário em torno da posse da área prevista do parque entre as comunidades rurais que habitam o local há mais de um século e supostos proprietários que reivindicam a área, de olho no valor do arrendamento proposto pela empresa. Ministério Público Federal juntamente com o Ministério Público do Ceará (MPF e MP/CE) demonstraram que as obras têm causado danos ao meio ambiente e também a destruição de inúmeros sítios arqueológicos localizados no distrito Cumbe/Canavieiras; Tendo em vista essas dificuldades, não seria bem mais pratico seguir as idéias dinamarquesas e construir parques eólicos offshore? Explique por que.
3°-De acordo com seus conhecimentos explique as principais vantagens e/ou desvantagens que se tem ao optar por construir fazendas eólicas ao invés de optar por outros tipos de fontes de geração (hidroelétrica, termoelétrica e nuclear).

REFERÊNCIAS

http://www.ecodebate.com.br/tag/energia-eolica/
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap10.htm
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100005&lng=pt&nrm=iso


UNP, CST PETRÓLEO E GÁS, TURMA 2NB.
José Bernardes Félix Da Costa
Izael Felipe
Clodomiro Barboza
Cícero Xavier
Julia Lima
Marcondy Salviano

12 comentários:

  1. 1)As principais sao: Estéticos,Ruídos,Sombras e Reflexos em relação as aves,2) seria muito bom,porque seria construido no mar e nao em terras e acabaria com essas brigas por terra.3)vantagens sao econômicas e ambientais. Pode-se produzir eletricidade a partir de fontes renováveis

    ResponderExcluir
  2. 1)Estéticos,Ruidos,Sombras e Reflexos.2)Acabaria com as brigas e poderia ser gerada energia nor mar em vez de ser nessas terras.3)Não emitem gases que intensificar o aquecimento global

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Helder Dantas - 2nb

    QUESTÃO-1.
    Os principais impactos causados pelos aerogeradores são: Impactos na utilização do terreno; grande emissão de ruído; Impacto visual; Balanço energético(devido a energia gasta para produzir, instalar e para operação e manutenção dos aerogeradores), Impactos nas áves, interferências eletromagnéticas e a questão da segurança.

    QUESTÃO-2.
    Seria ótimo levando em consideração que evitaria grandes impactos e conflitos fundiários, mais se pensando pelo lado economico e ambiental do mar, teria que ser feito um estudo de análises bem detalhado para verificar a viabilidade.

    QUESTÃO-3
    As grandes vantagens apresentadas na energia eólica são: Energia inesgotável, produzida através de fontes renováveis, energia produzida com a ausência de poluentes como: Co2 e H2S, criação de empredo e geração de investimentos e renda para os locais, entre outras.
    As grandes desvantagens apresentadas são: Grandes impactos como: impacto visual, ruído, terreno, impactos nas áves, entre outros.

    ResponderExcluir
  4. 1- Impactos como o solo da região utilizado, barulhos, meio ambiente, impacto ambiental aos animais da região, interferências eletromagnéticas.

    2- Se de certa forma os impactos ambientais causados fossem evitados ou diminuidos. O lado financeiro também entra em consideração, assim como o ambiente marinho teria que ser feito analises e estudos detalhando a viabilidade dos estudos.

    3- Combustível renovável, fonte inesgotável onde principalmente não se polui o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. 1°Questão:
    Destruição das vegetações dos morros e serras e de extensões de terras para a instalação de parque eólicos.
    Impacto visual.
    Impacto Ambiental, pode interferir na rota migratória de algumas avesEmissão de ruídos,
    Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Há também quem considere que sua silhueta afeta a paisagem. Tem sido estudada, recentemente, a hipótese da construção de parques eólicos sobre plataformas ancoradas no mar, não muito longe da costa, mas situadas de tal forma que não incidam de forma excessiva sobre a paisagem.
    Os lugares mais apropriados para sua instalação coincidem com as rotas das aves migratórias, o que faz com que centenas de pássaros possam morrer ao chocar contra as suas hélices.

    ResponderExcluir
  6. 3ºQuestão:
    vantagens da energia eólica:
    Inesgotável.
    Não emite gases poluentes nem produz resíduos de longa duração.
    Fonte de energia barata e fácil retorno de investimento.
    Não necessitam de combustível e tem baixos custos de manutenção.Desvantagens são:
    Impacto visual
    Impacto Ambiental, pode interferir na rota migratória de algumas avesEmissão de ruídos
    Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Há também quem considere que sua silhueta afecta a paisagem.

    ResponderExcluir
  7. 2ºQuestão:
    Sim uma que evitaria grandes impactos e conflitos com com orgos do goverbno e ONGS, que protegem o meio ambiente,diminuindo tempo e dinheiro perdido em processos para terem permissão de construir os parques eólicos.

    ResponderExcluir
  8. 1º Um dos danos sócoi ambientais causados pelas turbinas eólicas são: danos sonoros, visuais, eletromagnéticos e além dos impactos sobre a fauna.

    2ºEvitaria impactos ao meio ambiente, e se os orgãos federais apoiassem, seria bem mais fácil.

    3º Vantagens: fonte de energia renovável inesgotável; barata e um retorno rápido, não polue o meio ambiente, combustível renovávelvel, etc.
    Desvantagens:impacto visual, sonoro,e alteração da natureza.

    Marina Freire da S. Oliveira

    ResponderExcluir
  9. descupem! (na 1º questão)a palavra que eu quiz escrever é sócio ambiental.
    e na (2º questão)também tem uma palavra escrita errada que é poluem e não (polue). Obrigado e boa noite.

    Marina Freire da S. Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Questão 1°
    Seus danos ambientais são danos sonoros, visuais, impactos sobre a fauna e interferências eletromagnéticas.
    Questão 2°
    Isso será muito bom para o ser humano, mas depende dos orgãos políticos apoiarem essa idéia porque séria de mera importancia para todos nós porque evitava um pouco mas os impactos ambientais.
    Questão 3°
    Vantagens:É inesgotável; Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Diminui a emissão de gases de efeito de estufa.
    Desvantagens:Impacto sonoro; Impacto sobre as aves do local; Provoca um impacto visual considerável; Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível.

    Hetchyenn Beek Vieira de Souza 2NB

    ResponderExcluir
  11. 1Os principais impactos que ocorrem em uma construção de um parque eólico e justamente o devasta mento de plantas nativas e a bio diverside como as aves que acabam se chocando com as pás dos cata ventos.
    2 os dinamarqueses tem um dos maiores parques eólicos do mundo e a sua tequinoligia sai na frente com os parques construídos no mar pertos das ilhas.
    3 As principais vantagens de construir parques eólicos e justamente por ser uma fonte de energia inesgotável, não emitem gases poluentes nem geram resíduos e a independência de energia do exterior independência de combustíveis forceis. Já as desvantagens e se da porque nem sempre os ventos estão favoráveis causando também impacto visual de moradores pro cimo ao parque impacto as aves que se chocam com as pás e por sua vês impacto sonoro de ate (43db).

    ResponderExcluir
  12. Videoslots-video-1-f, youtube, play.bet
    Play Videoslots-video-1-f, youtube, play.bet. Videoslots-video-1-f, youtube, play.bet. Videoslots-video-1-f, youtube, play.bet. Videoslots-video-1-f, youtube, download youtube videos play.bet. Videoslots-video-1-f, youtube, play.bet. Videoslots-video-1-f

    ResponderExcluir