quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Gás Natural

O mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possui características que favorecem uma maior durabilidade aos aquecimentos que utilizam e reduzem os impactos ambientais.


Sendo uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70% em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é natural é um combustível fóssil (substância formada de compostos de carbono ) e uma energia não – renovável.

O gás natural é encontrado no subsolo, por acumulação em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósito petrolíferos. É o resultado da degradação da matéria orgânica e forma anaeróbica ariumda de quantidades extraordinárias de microorganismo que, em eras pré – históricas, se acumularam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.

O gás em seu estado bruto é composto principalmente por metano, e ainda no poço, pode estar associado ou separado do petróleo bruto. É submetido a um processo onde são retiradas partículas líquidas, que vão gerar o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás de cozinha. Após processado o gás natural é entregue para consumo industrial. Parte deste gás é rejeitado nos poços, para estimular a produção de petróleo , as suas principais propriedades são a sua densidade em relação ao ar , seu poder calorífico, seus teores de carbono, CO2, hidrogênio, oxigênio, etc.

Outras características intrínsecas importantes são os baixos índices as emissão de poluentes em comparação a outros combustíveis fósseis, a rápida dispersão em caso de vazamentos e os baixos índices de odor e de contaminantes, eles oferecem também tanto em termos de transportes como de aproveitamento . Assim o gás natural é um combustível barato, pouco poluente, seguro e não tem enxofre.

As formas de utilização além de insumo básico da industria gasoquímica, o gás natural tem – se mostrado cada vez mais competitivo em relação a vários outros combustíveis, tanto no setor industrial como no de transporte e na geração de energia elétrica, tem sido muito utilizado na industria siderúrgica, como combustível para automóveis (GNV) e como matéria prima para a industrias petroquímica e de fertilizantes.

Na geração de energia elétrica, alguns fatores despertaram o interesse no uso do gás nos termelétricas. São eles: a inclusão do gás natural na atriz energética natural , a necessidade de expansão do parque gerador de energia elétrica, além do esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país.

1- QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE?

2- QUAIS OS TIPOS DE COMBUSTIVEIS RELACIONADO AO GÁS NATURAL, E SEUS BENEFICIOS?

3- QUAL A RELAÇÃO DOS POTENCIAIS HIDRAÚLICOS DO PAÍS COM O GÁS NATURAL?





www.petrobras.com.br

www.brsilescola.com.br

Wikipédia.org

42 comentários:

  1. 1 por ser um combustível fóssil com composição de hidrocarbonetos carbono e conter 70% de sua composição feita por metano o gás natural se torna poluente ao meio ambiente.

    2 : é combustível de origem fóssil como petróleo que dão origem a outros combustíveis, gasolina, querosene, olho diesel etc. benefícios movimenta as hindus trias Pedro química.

    3 a inclusão do gás natural na matriz energética natural, a necessidade de expansão do parque gerador de energia elétrica além do esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país.

    ResponderExcluir
  2. Na minha fonte de pesquisa não encontrei nada que o gás natural pudesse prejudicar o meio ambiente, mas ele pode trazer alguns riscos ao ser humano como: Asfixia, incêndio e explosão. O gás natural oferece menos riscos à natureza do que outros combustíveis mais tradicionais, como a gasolina e diesel. O gás natural tem a vantagem de não provocar poluição, quando consumido o gás natural não produz monóxido de carbono, ao contrário da gasolina, não há enxofre em sua composição, o que evita a chamada chuva ácida, associação da umidade do ar com esse composto químico. Por permanecer no estado gasoso, às condições normais de temperatura e pressão, o gás natural diminui os gastos com manutenção e melhora a qualidade de vida da população. Gostaria de saber em que o gás natural prejudica o meio ambiente. Alguém pode me ajudar? Um exemplo de combustível relacionado ao gás natural é o metano (CH4) produzido apartir do biogás tanto pode ter origem fóssil como não fóssil, uma fonte de energia renovável. Neste momento já circulam mais de 4500 veículos na Suécia Ocidental com metano de origem não fóssil. Recentemente vários outros países do continente europeu têm realizado programas de disseminação e uso de biodigestores. De construção relativamente simples tais biodigestores funcionam com mistura de água, esterco animal ou fibras vegetais como capim, cascas etc. Suas principais funções são garantir um meio anaeróbico favorável a biodigestão, permitir a alimentação sistemática da matéria orgânica e a coleta e armazenamento do gás produzido. Os resíduos líquidos e sólidos resultantes do processo formam um biofertilizante de excelente qualidade e larga aplicabilidade na agricultura. O biogás pode ser usado em fogões, motores, lâmpadas e geladeiras a gás, podendo ser considerado uma das fontes energéticas mais econômicas e de fácil aquisição pelas pequenas propriedades rurais. A geração de energia elétrica a partir de gás natural é feita pela queima do gás combustível em turbinas a gás, cujo desenvolvimento é relativamente recente (após a Segunda Guerra Mundial). Junto ao setor elétrico, o uso mais generalizado dessa tecnologia tem ocorrido somente nos últimos 15 ou 20 anos. Ainda assim, restrições de oferta de gás natural, o baixo rendimento térmico das turbinas e os custos de capitais relativamente altos foram, durante muito tempo, as principais razões para o baixo grau de difusão dessa tecnologia no âmbito do setor elétrico. Com o esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país e a construção do gasoduto Bolívia – Brasil, o gás natural tornou-se uma alternativa importante para a necessária expansão da capacidade de geração de energia elétrica.
    De: Antonio Daniel Vieira Mendes

    ResponderExcluir
  3. Olá, Daniel... Você disse que não encontrou relação do uso do gás com o meio ambiente... e a produção do gás carbônico durante a queima do combustível, não tem relação com o meio? Abraços, profª. Ariadne

    ResponderExcluir
  4. Jefferson Medeiros 2NB
    Vou comentar sobre a questão 01 e 02 depois eu comento sobre essa 03. Abraço galera.

    1- QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE? Traz tanto desvantagem ao meio ambiente como para quem manuseia. Para o meio ambiente na queima do gás há a liberação do co2 o que ocasiona mais agravantemente o efeito estufa nele em conjunto também pode contribuir para possíveis chuvas acidas. E para quem manuseia a exemplo citado a cima pela minha turma entra a relação asfixia, incêndios e explosão
    2- QUAIS OS TIPOS DE COMBUSTIVEIS RELACIONADO AO GÁS NATURAL, E SEUS BENEFICIOS Como ele é de origem fósseis outros combustíveis, gasolina, querosene, óleo disel. Um de seus benefícios que pode ser ressaltado é a participação cada vez maior na matriz energética brasileira. Em todo o mundo, as atenções têm se voltado para tal combustível, não somente pelo seu potencial de prover estabilidade ao sistema elétrico e mitigar o risco hidrológico através da operação das usinas térmicas para geração de eletricidade

    ResponderExcluir
  5. Jonatã Lincoln
    1° A desvantagem é que polui o ar com o co2 e provoca o efeito estufa, outro ponto é que no caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico, além de apresentar riscos de asfixia,incêndio e explosão.

    2° gasolina, querosene, óleo diesel, e um de seus grandes benéficios é o custo e economia, sua participação muito significativa na industria petroquímica, sendo assim um grande gerador de emprego nosso País e tendo uma repercussão internacional com muita perpectiva promissora.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite pessoal!!!
    1º)As desvantagens do gás natural para o meio ambiente!
    O gás natural por ser um combustível fossíl, é uma energia não renovável!Também pode causar asfixia, incêndio, explosão. Em ambiente fechado tende a se acumular nas partes mais elevadas por ser mais leve que o ar,ajudando então no chamado "efeito estufa".

    ResponderExcluir
  7. 1- QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE?
    Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável,e por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados, em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico. E sem esquecer dos riscos de asfixia, incêndio e explosão.
    2- QUAIS OS TIPOS DE COMBUSTIVEIS RELACIONADO AO GÁS NATURAL, E SEUS BENEFICIOS?
    É de origem fossil e tal como o petróleo que da origem a gasolina, querosene, óleo diesel, também o GNV, o próprio gá de cozinha. E seus beneficios se dar através das reduções de emissões de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOX), material particulado e dióxido de carbono (CO2), mensurando tais benefícios, sempre que possível. Através da
    operação das usinas térmicas para geração de eletricidade, mas também pelos benefícios ambientais que o gás natural apresenta frente a outras opções fósseis.
    3- QUAL A RELAÇÃO DOS POTENCIAIS HIDRAÚLICOS DO PAÍS COM O GÁS NATURAL?
    É a inclusão do gás natural na matriz energética nacional, a necessidade de expansão do parque gerador de energia elétrica, além do esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. 1- QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE?

    Retirei de um artigo sobre gás natural alguns problemas que o gás natural traz ao meio ambiente.

    Apesar das vantagens relativas do gás natural, quando comparado ao petróleo e ao carvão mineral, seu aproveitamento energético também produz impactos indesejáveis ao meio ambiente, principalmente na geração de energia elétrica. Um dos maiores problemas é a necessidade de um sistema de resfriamento, cujo fluido refrigerante é normalmente a água. Nesse caso, mais de 90% do uso de água de uma central termelétrica podem ser destinados ao sistema de resfriamento. Embora existam tecnologias de redução da quantidade de água necessária e de mitigação de
    impactos, isso tem sido uma fonte de problemas ambientais, principalmente em relação aos recursos hídricos, em função do volume de água captada, das perdas por evaporação e do despejo de efluentes (BAJAY; WALTER; FERREIRA, 2000).

    Em termos de poluição atmosférica, destacam-se as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), entre os quais o dióxido de nitrogênio (NO2) e o óxido nitroso (N2O), que são formados pela combinação do nitrogênio com o oxigênio. O NO2 é um dos principais componentes do chamado smog(21), com efeitos negativos sobre a vegetação e a saúde humana, principalmente quando combinado com outros gases, como o dióxido de enxofre (SO2). O N2O é um dos gases causadores do chamado efeito estufa e também contribui para a redução da camada de ozônio (CASA, 2001).

    2- QUAIS OS TIPOS DE COMBUSTIVEIS RELACIONADO AO GÁS NATURAL, E SEUS BENEFICIOS?

    O Gás Liquefeito de Petróleo – GLP ou Gás LP, também conhecido como gás de cozinha, é um dos resultados do refino do Petróleo. Ele é composto da mistura de gases hidrocarbonetos, principalmente Propano (C3H8) e Butano (C4H10), que apresentam grande aplicabilidade como combustível devido às suas características de alto poder calorífico, excelente qualidade de queima, fácil manuseio, baixo impacto ambiental, facilidade de armazenamento e transporte.

    GNV é a sigla de Gás Natural Veicular, ou seja, é o Gás Natural utilizado em veículos automotores. É o mesmo gás canalizado utilizado em residências , comércio e indústria.
    O GNV (Gás Natural Veicular) é diferente do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em vários aspectos, a começar pela sua composição. O GNV é composto basicamente por metano, enquanto o GLP por butano. O GNV é normalmente armazenado sob alta pressão na forma gasosa.
    A queima do Gás Natural é muito mais completa do que a da gasolina, álcool ou diesel. Por isso, os veículos que a utilizam emitem menos poluentes, tais como óxidos nitrosos (NOX), dióxido de Carbono ( CO2) e principalmente monóxido de carbono (CO). Assim, o Gás Natural é uma grande opção de combustível nos grandes centros urbanos, ajudando no controle dos níveis de poluição e melhorando a qualidade de vida das pessoas.



    3- QUAL A RELAÇÃO DOS POTENCIAIS HIDRAÚLICOS DO PAÍS COM O GÁS NATURAL?

    Como frisei na primeira questão, no aproveitamento energético do gás natural para a geração de energia elétrica, é necessário um sistema de resfriamento, cujo fluido refrigerante é normalmente a água. Com isso a grande disponibilidade dos recursos hidráulicos do Brasil, torna a geração de energia termelétrica viável.
    Raimundo Amancio B. Neto
    CST em Petróleo e Gás
    2nb

    ResponderExcluir
  10. Gás Natural.
    1° O gás natural é um combustível fóssil que não é considerado como um recurso renovável. As reservas do gás natural nos Estados Unidos são consideráveis, mas elas não são inesgotáveis. Além disso a utilização do gás natural gera emissões e contribui para o agravamento do efeito estufa.
    Suas desvantagens são:
    * energia não renovável;
    *apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão;
    *provoca o fogo em locais com insuficiência de oxigênio, podendo gerar também monóxido de carbono, altamente tóxico.

    2° Pode ser substituído pelo óleo diesel, álcool e á gasolina pode ser associada ou não ao petróleo. São muito os ganhos econômicos obtido com a escolha do gás natural como combustível, mas a príncipal vantagem é a preservação do meio ambiente, além de não-poluente a sua combustão é limpa, isento de fuligem e outros materiais que possam vir a degradar o meio ambiente.

    3° Potencial hidráulico, é a energia elétrica que tem como fonte de energia proveniente da queda d'agua represada a uma certa altura. Trasformada em energia cinética, faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica. Potencial hidráulico e o gás natura, ambos são fonte de energia alternativas e são fontes convencionais.

    Por: Marina Freire

    ResponderExcluir
  11. Neto... coloca o link do artigo que você pegou, para gente poder ler também!!!

    ResponderExcluir
  12. 1-Quais as desvantagens do gás natural para o meio ambiente?
    É um combustível fóssil e fonte de energia não renovável o gás Natural polui o ar.
    2- Quais os tipos de combustíveis relacionados ao gás natural e seus benefícios?
    Gasolina, óleo diesel, movimenta automóveis veículos, rodoviários e motores de combustão interna, polui o ar com co2 e não é renovável.
    3-Qual a relação dos potenciais hidráulicos do país com o gás natural?
    os potenciais hidráulicos são bens da união e independente da dominalidade do corpo de água , o Brasil possui aproximadamente 20% da água do planeta e 11% da produção hidreletrizado mundo o potencial brasileiro e de 260W , mas apenas 24% são aproveitadas dos 76% não aproveitados 52% correspondem a região Amazônica.


    Clodomiro Barboza da Silva
    CST em petróleo e gás
    2NB

    ResponderExcluir
  13. 1-Quais as desvantagens do gás natural para o meio ambiente?
    Por ser um combustível fóssil e leve e fonte de energia não renovável o gás natural polui o ar com C02.


    2-Quais os tipos de combustíveis relacionados ao gás natural e seus benefícios?
    Gasolina, Óleo Diesel, Querosene, Gás GLP, o maior benefício é trazer facilidades para o convívio atual no mundo em que vivemos, e movimentar a indústria petroquímica, trazendo resultados para a economia.

    3-Qual a relação dos potenciais hidráulicos do país com o gás natural?
    É tentar incluir o gás natural na matriz energética nacional, já que existe uma necessidade de expandir o parque gerador de energia elétrica.


    Marcondy Salviano Miranda
    CST em petróleo e gás
    2 NB

    ResponderExcluir
  14. Boa noite pessoal!!!
    1º)As desvantagens do gás natural para o meio ambiente!
    O gás natural por ser um combustível fossíl, é uma energia não renovável!Também pode causar asfixia, incêndio, explosão. Em ambiente fechado tende a se acumular nas partes mais elevadas por ser mais leve que o ar,ajudando então no chamado "efeito estufa".

    2°)Tipos de combustíveis relacionados ao gás natural, e seus benéficios!
    O GNV é um combustível derivado do gás natural. Os combustíveis relacionados com o gás natural têm vantagens econômicas e também ambientais, pois polui bem menos do que os combustíveis derivados do petróleo.

    3°)Relação dos potênciais hidráulicos do país com o gás natural!!!
    Com o esgotamento dos melhores potênciais hidráulicos do país,i gás natural se tornou uma alternativa importante para a expasão da capacidade de geração da energia elétrica.

    ResponderExcluir
  15. 1º) Suas vantagens tecnológicas, de segurança, e principalmente ambientais, fazem do gás natural a melhor alternativa na melhoria da qualidade do ar e na diminuição da emissão de gases que causam o efeito estufa. Isso vem proporcionando grande facilidade na obtenção dos certificados de qualidade ambiental pelas indústrias.
    A desvantagem é que é um combustivel nao renovavel!!
    2º)Pode ser substituído pelo óleo diesel, álcool e á gasolina pode ser associada ou não ao petróleo.
    3º)Como os potenciais hidraulicos estao decrescendo e o gas natural é uma alternativa economicamente viavel o brasil esta optando por essa energia que açem de ser economica desgasta menos as turbinas etc.

    ResponderExcluir
  16. Antoniel Max Silva Holanda

    1. Além de ser uma energia não renovável, o gás natural tem participação na emissão de CO2, o que agrava o efeito estufa ainda mais, além de causar incêndios, e por ser mais leve que o ar, tende a acumular-se nas partes mais elevadas de ambientes fechados e também gerar monóxido de carbono em caso de incêndio em locais com insuficiência de oxigênio.

    2. O gás liquefeito de petróleo ( gás de cozinha ) , tem alto poder calorífico, ótima qualidade de queima com poucos impactos ambientais , sem falar na facilidade para ser transportado.

    Gás Natural Veicular também é tipo de combustível, ele por sua vez emite menos poluentes controlando assim os níveis de poluição nos grandes centros urbanos.

    3. O gás natural é muito importante para a geração de energia, além de ter tido um crescimento consideravelmente bom com relação ao uso como combustíveis , como também nas indústrias e nas siderúrgicas.


    2º texto :
    1. A ergonomia se preocupa com as condições gerais do trabalho, fazendo assim um projeto e avaliação de tarefas , trabalhos, produtos, ambientes e sistemas , afim de torná-los compatíveis com as necessidades , habilidades e limitações das pessoas.

    2. Pode gerar o desconforto que entre as suas várias causas está diretamente ligada a adequação do corpo frente a um determinado equipamento. Riscos mentais e físicos, como o excesso de peso , postura inadequada e stress .

    3. Más condições de trabalho, falta de conhecimento , falta de infra-estrutura e falta de qualificação , isso tudo contém riscos nos quais levam a acidentes no trabalho.


    ANTONIEL MAX SILVA HOLANDA – CST em Petróleo e Gás – 2NB

    ResponderExcluir
  17. Do meu ponto de vista o gás natural quase não apresenta desvantagem para o meio ambiente porque ele é um combustivel barato pouco poluente, seguro e não tem enxofre, ele tambem apresenta baixo indices de emisões de poluente em relação a outros fontes de energia.JÁ os outros tipos de combustivel relacionados é o GNV que é utilizado como material prima na industria petroquimica e de fertilizante. e o GLP o gás de cozinha. A relação é que caso venha a ocore um esgotamento das hidreletricas o gás natural pode vir a substituir na espanção do parque gerador de energia eletrica, pelo seu auto teor calorifico

    ResponderExcluir
  18. Jonatã Lincoln;
    3° O Potêncial hidraúlico é de independência e dominado pela água e o Brasil possui uma situação coonfortável pois tem grandes reservas de água doce e com isso pode-se gerar uma alternativa favorável para o gás natural se implantar e ficar sendo uma alternativa de geração elétrica mais eficiente para o nosso país.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. 01.QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE?
    Assim como a gasolina, o gás natural é um combustível fóssil e não pode ser considerado com um recurso renovável. E por ser um combustível fóssil, o gás natural é formado pela mistura de hidrocarbonetos leves, entre os quais se destaca o metano ( CH4) e sua queima produz liberação de outros gases poluentes como o Co2.

    02.QUAIS OS TIPOS DE COMBUSTIVEIS RELACIONADO AO GÁS NATURAL, E SEUS BENEFICIOS?
    De origem fóssil também destacamos a gasolina, o óleo diesel, o querosene e o gás de cozinha. A maioria dos combustíveis fósseis proporcionam muita energia durante a queima, muitos deles são usados principalmente nos meios de transportes. As vantagens econômicas também já são bastante consideráveis, e fazem com quem a economia gire cada vez mais em torno dos combustíveis.


    03.QUAL A RELAÇÃO DOS POTENCIAIS HIDRAÚLICOS DO PAÍS COM O GÁS NATURAL?
    Como o nosso amigo Izael citou acima, os potenciais hidráulicos estão se esgotando no nosso país. O gás natural é uma saída para segurar a economia e fazer com que o potencial elétrico do nosso país continue crescendo.


    Thiago Lima Pinheiro
    2Nb

    ResponderExcluir
  21. 1; AS vantagens é que previnir todos os trabalhadores do perigos desnecesarios fazendo com que todos desempenhe o seu papel e produzão mais e melhor. 2; podem gera é interferir nas caracterisrticas psicofisiologicas do trabalhador causando descoforto. é podem ser considerados como um movimento repetitivo, ou ate mesmo subir em uma cadeira.3; o que pode causar riscos de acidentes é um terreno inregular, fatores psicologicos como inseguranca, equipamentos danificados, nevorsismo.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. 1° Ele é uma energia não renovável,e por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados, em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.
    2°É de origem fossil e tal como o petróleo que da origem a gasolina, querosene, óleo diesel, também o GNV, o próprio gá de cozinha. E seus beneficios se dar através das reduções de emissões de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOX), material particulado e dióxido de carbono (CO2), mensurando tais benefícios, sempre que possível.
    3°É uma energia não renovavel e a inclusão do gás natural na matriz energética nacional, a necessidade de expansão do parque gerador de energia elétrica, além do esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país.
    Leidiane Lopes 2NB

    ResponderExcluir
  24. 1)R:Desantagem é que é um combustível não renovavél;pode provocar incêndios e explosãoe pode apresentar riscos de afixia;podendo gerar tambem monoxído de cabono que é muito prejudicial para o meio ambiente.

    2)R:gás liquefeito do petroleo GLP ou LP,GNV
    polui menos que os outros combustíveis e sua paticipação é muito significativa na industria petroquímica.

    3)R:O gás natural é uma alternativa importante para expanção e capacidade de geração de enérgia eletrica.


    por:Ana Karla do Nascimento Andrade.
    turma 2NB

    ResponderExcluir
  25. Boa noite galera! Ai vai meu comentario!!!
    1°)Como todo combustível fossíl o Gás Natural tambem é poluente, certo q nem tanto como a gasolína e o diesel, mas, ele tambem influência no "efeito estufa", e com seu crescente uso tambem cresce a emissão de poluentes gerados pelo uso do Gás Natural.

    2°)Os combustiveis relacionados oa Gás Natural são o GNV e o GLP.
    Os principais beneficios do GNV são: Com 1m³ de GNV um automovel roda bem mais do que com um litro de gasolina ou álcool; por não provocar o acumulo de carbono nas no interior do motor, aumentando assim sua vida util; o m³ de GNV é bem mais barato do que os demais cobustiveis; com a instalação do quite de converção o veicolo se torna flex; baixa emissão de poluentes em relação comos demais combutiveis fósseis.
    Os principais beneficios do GLP são: * Tem alto poder calorífico comparado com outros combustíveis, obtendo melhor desempenho.É de fácil ignição; Não é corrosivo nem tóxico; É um combustível ecológico, gerando baixas emissões de óxidos de enxofre, nitrogênio e monóxidos de carbono.é mais eficiente na transferência de calor.Gera menor custo de manutenção dos equipamentos; é armazenável em estado líquido e facilmente transportável em tanques e botijões.

    3º) o gás natural tem uma relação bem intima com os potenciais hidraulicos, pois com esses ultimos anos de seca, os reservato das hidroeletricas ai é q entra as termo-eletricas movidas a gas.

    José Bernardes Félix da Costa, 2nb, cst em Petroleo e Gás

    REFERÊNCIAS: Revista Brasil Energia(www.energiahoje.com/brasilenergia)
    Gás Brasil (www.gasbrasil.com.br)

    ResponderExcluir
  26. olá galeraaa,,,
    1 - As Desvantagens do Gás Natural,por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita. O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.
    Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.

    2 - ESTADO FÍSICO

    COMBUSTÍVEIS

    NATURAIS

    COMBUSTÍVEIS

    ARTIFICIAIS

    SÓLIDO

    Lenha, turfa,

    carvão, xisto

    Coque, briquetes, carvão,

    vegetal, tortas vegetais

    LÍQUIDO

    Petróleo

    Produtos da destilação de petróleo de alcatrão; álcool, gasolina sintética

    GASOSO

    Gás Natural

    Hidrogênio, acetileno, propano, butano, gás de iluminação, gás de gasogênio, gás de alto - forno

    3 - Bom, a minha resposta tem tudo haver com a de hetchyenn...

    É a inclusão do gás natural na matriz energética nacional, a necessidade de expansão do parque gerador de energia elétrica, além do esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país.

    ResponderExcluir
  27. pessoal ai segue o link do artigo que fala sobre geração de energia elétrica a partir de gás natural.
    http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/09-Gas_Natural(2).pdf

    ResponderExcluir
  28. 1ª Por ser combustível fóssil e não renovável, e por ser mais leve que o ar se acumula em partes mais altas de um ambiente fechado e gera um grande risco de explõsões e asfixia.

    2ª Combustíveis naturais e artificiais, solidos como lenhas, gasosos como gás natural.

    3ª Expançãos de geradores de enérgia, e esgotamentos dos melhores potênciais do país.

    ResponderExcluir
  29. 1-Devido ao alto percentual de metano do gás natural,que é altamente inflamável.há possibilidades alta que as explosões ocorram durante a extração de metano como também usando o gás natural.Além disso,o gás natural,sendo uma subitância incolor e inodora,a detecção de fuga de gás pode ser difício.isso torna o uso do gás mais ariscado.o processo de gás natural envolve a criação de grande cavidadesno solo. As cavidades resultam em um almento na presão do solo e pode causar a terra afundar. isso torna importante para realizar a extração e o transportede uma boa gestão e ambiente cntrolado.

    2-Grande parte do gás natural(cerca de 70%) é formado pelo gás metano.Fazem também parte da coposição do gás natural o propano,nitrogênio,oxigênio,etano e enxofre.

    Algumas vantagens
    -Baixo impacto ambiental
    -Facilidade de transporte e manuseio
    -Vetor de atração de investimento

    3-Além de insumo básico na indústria gasoquímica , o gás natural tem se mostrado cada vez mais cmpetitivo em relação a vários outros combustiveis,tanto no setor industrial como no de trasporte e na geração de energia elétrica.Nesse útimo caso,a inclusão do gás natural na matriz energética nacional,conjugada com a necessidade de expansão do parque gerador de energia eletrica e com o esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do pais , tem despertado o interesse de analistas e empreendedores em ampliar o seu uso na geração termelétrica.
    Adriana Freire

    ResponderExcluir
  30. olá galera, a respeito da quetão (1), sendo um combustível fóssil ele não é renovável. Ele quando acumulado em locais fechados apresenta risco de incêndios, esplosões e asfixia gerando gases altamente toxíco, além de agravar cada vez mais o efeito estufa. com relação a questão (2), os tipos são: alcool, gasolina, diesel,gás liquefeito(gás de cozinha) e outros gases como butano,propano dentre outros...Tendo como vantagens a mistura do alcool com a gasolina, formando o etanol que é pouco poluente, assim como o gás de cozinha que também é pouco poluente. Na questão (3), de acordo com que eu pesquisei tem haver com a inclusão do gás natural na matriz energética nacional, a necessidade de expansão do parque gerador de energia elétrica,além do esgotamento dos melhores potenciais hidraúlicos do país.

    ResponderExcluir
  31. O gás natural apresenta uma emissão de menos poluente em sua queima. Entretanto ele Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita. Ele também apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. Em caso de fogo em locais com pouca quantidade de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico. O gás natural tem suas qualidades, Dele podemos extrair o GLP(gás liquefeito de petróleo) que facilita o cozimento dos alimentos em nossas residências, e também tem-se o GNV(gás natural veicular) que diminui emissão de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera. Hoje com o baixo potencial de nossas hidroelétricas, tem-se a adoção do gás natural nas termoelétricas para mover as turbinas e gerar energia. Essa tecnologia é bastante adotada nas regiões sul e sudeste do nosso país.

    As vantagens de se aplicar ergonomia são de grande importância para saúde operacional dos trabalhadores. Pois assim mantêm a sua integridade física com a utilização dos equipamentos de proteção ideal (EPI e EPC), além de reconhecer os riscos de um determinado trabalho. Têm-se dois tipos de riscos ergonômicos: os acidentes que são considerados como, se causar algum dano a pessoa, seja físico, psicológico ou financeiro. Os Incidentes que não causam nenhum dano a pessoa. A falta de ergonomia pode aumentar os riscos de acidentes. Pois os equipamentos de proteção juntamente com as informações acerca dos riscos de determinadas operações, tornam os operários protegidos contra possíveis acidentes e informado dos riscos, assim podem se proteger e saber como sair de determinadas situações.

    ESDRAS MANSUR LOPES CAVALCANTE FEITOSA

    ResponderExcluir
  32. 1ºQUESTÃO: Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita.
    O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
    Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.

    ResponderExcluir
  33. 2ºQUESTÃO:De modo similar aos demais combustíveis fósseis, o gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada ao longo de milhões de anos. Em seu estado bruto, o gás natural é composto principalmente por metano, com proporções variadas de etano, propano, butano, hidrocarbonetos mais pesados e também CO2, N2, H2S, água, ácido clorídrico, metanol e outras impurezas. Os maiores teores de carbono são encontrados no gás natural não-associado(20)(GASNET, 1999).

    ResponderExcluir
  34. 3ºQUESTÃO:Por estar no estado gasoso, o gás natural não precisa ser automatizado para queimar. Isso pode resultar numa combustão limpa, com menor emissão de poluentes e melhor rendimento térmico, o que possibilita redução de despesas com a manutenção da energia elétrica.

    ResponderExcluir
  35. 1- QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE?

    Exitem varios tipos de Desvantagens, quando se trata do Gás Natural, ainda mais se referindo ao meio ambiente, pois de acordo com sua forma de ser utilizado, depende evidentemente de seu modo e tipo de utilização!

    Ele é um gas que por se tratar de um combustível fóssil,é uma energia não renovável, portanto finita.
    - O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
    - Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.
    - Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.
    Além de Custo proibitivo, polui o solo e apresenta risco de contaminação ambiental por radiação nuclear.
    Fonte Esgotável, polui o ar com CO2. Pois o mesmo citado é Fonte esgotáve. Ainda polui o meio ambiente.

    Dentre outras questões de riscos ao meio ambiente!

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. 1- QUAIS AS DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL PARA O MEIO AMBINTE?
    R- - Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
    - Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.
    - Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto, finita.
    - Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono (altamente tóxico).

    2- QUAIS OS TIPOS DE COMBUSTIVEIS RELACIONADO AO GÁS NATURAL, E SEUS BENEFICIOS?
    R- - Petróleo, gás natural e carvão são um dos tipos de combustíveis . O petróleo é uma fonte limitada, o gás natural é difícil de transportar, e o carvão é extremamente agressivo ao meio ambiente. As células a combustível poderão satisfazer nossa demanda por energia ao mesmo tempo em que as reservas de combustíveis fósseis diminuam. Para isso, deve-se utilizar fontes renováveis de energia, como a cana-de-açúcar e outras fontes de biomassa, pois durante o seu crescimento, ocorre o seqüestro de carbono da atmosfera.

    3- QUAL A RELAÇÃO DOS POTENCIAIS HIDRAÚLICOS DO PAÍS COM O GÁS NATURAL?
    R- O aproveitamento de potenciais hidráulicos para a geração de energia elétrica exigiu a formação de grandes reservatórios e, conseqüentemente, a inundação de grandes áreas. Na maioria dos casos, tratava-se de áreas produtivas e (ou) de grande diversidade biológica, exigindo a realocação de grandes contingentes de pessoas e animais silvestres.

    Isaac Gonçalves Ferreira
    2NB

    ResponderExcluir
  39. 1-O Gás Natural é uma fonte de energia limpa, é formado por Hidrocarbonetos leves e é mais leve que o ar.
    As desvantagens é que por ele ser de origem fóssil é não renovável, apresenta riscos, como a asfixia, e também risco de explosão e incêndio. Quando esta em um ambiente fechado, por ele ser mais leve quer o ar ele sempre ficará na parte mais elevada.

    ResponderExcluir
  40. 1-Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita.
    O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
    na queima do gás há a liberação do co2 o que ocasiona o efeito estufa, também pode contribuir para possíveis chuvas acidas.
    prejudicando o meio ambiente

    2-gasolina, querosene, óleo diesel,
    O Gás Liquefeito de Petróleo – GLP ou Gás LP,tambem conhecido como gás de cozinha
    príncipal vantagem é a preservação do meio ambiente
    seus beneficios se dar através das reduções de emissões de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOX), material particulado e dióxido de carbono (CO2),

    3-Com o esgotamento dos melhores potenciais hidráulicos do país e a construção do gasoduto Bolívia - Brasil, o gás natural tornou-se uma alternativa importante para a necessária expansão da capacidade de geração de energia elétrica.

    ResponderExcluir
  41. Eu já dirigi alguns veículos a gás natural em que o desempenho não foi tão prejudicado, mas não é um dos combustíveis que eu mais aprecie. É mais difícil de manejar que um combustível líquido, como o biodiesel (com o qual eu me entusiasmo mais) ou o etanol.

    ResponderExcluir
  42. Bardzo fajnie napisane. Pozdrawiam serdecznie !

    ResponderExcluir