sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ORIGEM DO PETRÓLEO


REGISTRO DAS PRIMEIRAS UTILIZAÇÕES DOS HIDROCARBONETOS.

Há indícios de que os egípcios utilizavam o petróleo como um dos elementos para o embalsamamento de seus mortos, além de empregarem o betume na união dos gigantescos blocos de rochas das pirâmides (como uma espécie de rejunto). No continente americano, os incas e os astecas conheciam o petróleo e a exemplo da Mesopotâmia, o empregavam na pavimentação de estradas.
Petróleo? O que é isso? De onde vem?
O petróleo é um combustível fóssil, uma mistura de mais de 1200 hidrocarbonetos diferentes em maiores quantidades; possuem também; nitrogênio, oxigênio e enxofres. O mesmo é formado a partir da decomposição de matéria orgânica aquática proveniente de organismos fitoplâncton, principalmente em regiões oceânicas com alta produtividade biológica e alta deposição de sedimentos finos, depositados pouco a pouco na ausência do oxigênio, logo sendo compactado através do processo de diagênese que transforma os sedimentos em rocha sedimentar (esse processo se da de forma é lenta).
A matéria orgânica é levada para as encostas dos oceanos aonde será soterrada pelos sedimentos de rochas trazidas pelo processo erosivo, que foram transformados em sedimentos através da ação dos intemperismo (químico, físico e biológico).

Durante o processo de formação, o petróleo sofre com drásticas mudanças de pressões e temperatura, isso faz com que escorra da rocha geradora passando para uma rocha porosa, devido aos falhamentos que houve nas rochas (migração primária); e ao continuar em elevadas condições de pressão e temperatura o petróleo irá escoar até encontrar uma rocha Selante (migração secundária). A captação da energia solar, o transporte da matéria orgânica por meio da pressão e temperatura resultam na energia do petróleo.
Antigamente, existiam indícios de encontrarem petróleo com poços altamente rasos, mas o petróleo não era de boa qualidade em virtude da presença do oxigênio na sua formação. Hoje a produção e extração de tais recursos está bem avançada. Em terra (onshore) temos registros de poços com variações de 23m até mais 6.000m de profundidade. Na produção em mar (offshore) essa marca já foi superada, hoje tiramos petróleo do fundo do mar com 7000m de profundidade.

Com o passar dos anos tanto a produção do petróleo quanto a tecnologia aumentou. Hoje mais profissionais são solicitados para assumir determinadas funções dentro das empresas do setor. Porem esses desenvolvimentos demandam um maior cuidado com manuseio de determinados(as) substâncias e/ou equipamentos, havendo a necessidade de ter um controle de segurança implementado nas instalações das empresas e também para com os trabalhadores utilizando os Equipamentos de Proteção individual(EPI) e coletivo(EPC).

 Bom galera, como de costume, ai vão algumas questões para vocês responderem com base nas informações do texto e nos conhecimento adquiridos no decorrer do curso:
1)       O que são rochas Selantes? E qual a sua importância?
2)        Explique quais os tipos de intemperismo que as rochas sofrem, e o qual a diferença deles para com o processo erosivo?
3)       Explique como se dá o processo de formação de uma bacia sedimentar e qual a sua importância para área?
Fontes:

Grupo; Antoniel Max        
Antonio Daniel
Esdras Mansur
Jailson Carlos 
Felipe Tauã
Turma: 2NB

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ENERGIA EÓLICA


       
Origem
Os moinhos de vento começaram a ser usados na Pérsia há 2500 anos. Eram usados para bombear água para irrigação e usado também em moinhos, para moer grãos. No final do século XIX foi que se deu inicio a adaptação dos moinhos de vento com a finalidade de geração de energia elétrica.
Os ventos são gerados pelas diferenças de temperatura entre a terra e as águas, planícies ou montanhas, tanto perto da linha do equador quanto nos pólos. A quantidade de energia disponível no vento varia de acordo com as estações do ano e as horas do dia. A topografia e a rugosidade do solo também têm grande influência na distribuição de freqüência de ocorrência dos ventos e de sua velocidade em um local.
Um pouco sobre a história
 Em 1888, na cidade de Cleveland, Ohio, Charles F. Bruch ergueu o primeiro cata-vento destinado à geração de energia elétrica. O mesmo fornecia 12KW em corrente contínua para carregamento de baterias, que forneciam energia elétrica para 350 lâmpadas incandescentes. Bruch utilizou-se da configuração de um moinho para o seu invento. A roda principal, com suas 144 pás, tinha 17m de diâmetro em uma torre de 18m de altura. Todo o sistema era sustentado por um tubo metálico central que possibilitava o giro de todo o sistema acompanhando, assim, o vento mais forte. Esse sistema esteve em operação por 20 anos, sendo desativado em 1908. O cata-vento de Bruch foi um marco na utilização dos cata-ventos para a geração de energia elétrica.
O primeiro grande passo foi dado na Rússia em 1931. Era uma torre de 30m, modelo avançado de 100KW conectado, por uma linha de transmissão de 6,3kV de 30km, a uma usina termelétrica de 20MW. Essa foi à primeira tentativa bem sucedida de se conectar um aero gerador de corrente alternada com uma usina termelétrica. A energia medida foi de 280.000kWh/ano. O gerador e o sistema de controle ficavam no alto da torre. O controle da posição era feito através de uma estrutura em treliças inclinada apoiada sobre um vagão em uma pista circular de trilhos.
Com a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), veio o interesse dos países em economizar combustíveis fosseis. Os Estados Unidos saíram na frente, com o projeto do maior aero gerador, até então construído, ele foi batizado de Smith-Putnam, medindo 53,3m de diâmetro, uma torre de 33,5m de altura e duas hélices de aço com 16 toneladas, equipado com um gerador de 1250KW com uma rotação constante de 28 rpm, funcionando com corrente alternada, ligado diretamente a rede elétrica. Esse aerogerador foi inaugurado em 10 de outubro de 1941, em uma colina de Vermont chamada Grandpa’s Knob, e em março de 1945, após quatro anos de operação, uma das suas hélices quebrou-se por fadiga. No primeiro momento pós-guerra a energia eólica foi deixada um pouco de mão, voltando a ser vista apenas como objeto de estudo.
Energia eólica no Brasil
Nas ultimas décadas com o crescente interesse por energias “limpas”, a energia eólica vem se destacando com um grande crescimento. Aqui no Brasil já foram leiloadas algumas áreas de geração eólica. A capacidade de geração de energia eólica no Brasil aumentou 77,7% em 2009, em relação ao ano anterior. Com isso, o país passou a ter uma capacidade instalada de 606 megawatts (MW), contra os 341 MW de 2008. Ainda é pouco visto o enorme potencial brasileiro; na China já se fala em abastecimento total por energia eólica até 2030.
O sistema de funcionamento de um aero gerador é basicamente o mesmo daquele criado la em Ohio em 1888.
                   
                   O nosso pais tem um enorme potencial eólico não só no litoral ,como se penca, em Minas gerais  quem fica a mais de 1000KM do litoral já existe aero geradores em pleno funcionamento. Veja no quadro abaixo a representação desse potencial.                     
                    

QUESTÕES

1°-Apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais, cite os principais impactos ambientas que se tem ao construir um aero geradores.
 2°- A previsão da implantação de um parque eólico está gerando expectativa e tensão no município de Brotas de Macaúbas, situado a 590 km de Salvador na Região da Chapada Diamantina. O projeto tocado pela empresa DESENVIX visa à geração de energia elétrica a partir dos ventos e prevê investimentos de 1,35 bilhões. Está se desenhando um conflito fundiário em torno da posse da área prevista do parque entre as comunidades rurais que habitam o local há mais de um século e supostos proprietários que reivindicam a área, de olho no valor do arrendamento proposto pela empresa. Ministério Público Federal juntamente com o Ministério Público do Ceará (MPF e MP/CE) demonstraram que as obras têm causado danos ao meio ambiente e também a destruição de inúmeros sítios arqueológicos localizados no distrito Cumbe/Canavieiras; Tendo em vista essas dificuldades, não seria bem mais pratico seguir as idéias dinamarquesas e construir parques eólicos offshore? Explique por que.
3°-De acordo com seus conhecimentos explique as principais vantagens e/ou desvantagens que se tem ao optar por construir fazendas eólicas ao invés de optar por outros tipos de fontes de geração (hidroelétrica, termoelétrica e nuclear).

REFERÊNCIAS

http://www.ecodebate.com.br/tag/energia-eolica/
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap10.htm
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100005&lng=pt&nrm=iso


UNP, CST PETRÓLEO E GÁS, TURMA 2NB.
José Bernardes Félix Da Costa
Izael Felipe
Clodomiro Barboza
Cícero Xavier
Julia Lima
Marcondy Salviano