sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ORIGEM DO PETRÓLEO


REGISTRO DAS PRIMEIRAS UTILIZAÇÕES DOS HIDROCARBONETOS.

Há indícios de que os egípcios utilizavam o petróleo como um dos elementos para o embalsamamento de seus mortos, além de empregarem o betume na união dos gigantescos blocos de rochas das pirâmides (como uma espécie de rejunto). No continente americano, os incas e os astecas conheciam o petróleo e a exemplo da Mesopotâmia, o empregavam na pavimentação de estradas.
Petróleo? O que é isso? De onde vem?
O petróleo é um combustível fóssil, uma mistura de mais de 1200 hidrocarbonetos diferentes em maiores quantidades; possuem também; nitrogênio, oxigênio e enxofres. O mesmo é formado a partir da decomposição de matéria orgânica aquática proveniente de organismos fitoplâncton, principalmente em regiões oceânicas com alta produtividade biológica e alta deposição de sedimentos finos, depositados pouco a pouco na ausência do oxigênio, logo sendo compactado através do processo de diagênese que transforma os sedimentos em rocha sedimentar (esse processo se da de forma é lenta).
A matéria orgânica é levada para as encostas dos oceanos aonde será soterrada pelos sedimentos de rochas trazidas pelo processo erosivo, que foram transformados em sedimentos através da ação dos intemperismo (químico, físico e biológico).

Durante o processo de formação, o petróleo sofre com drásticas mudanças de pressões e temperatura, isso faz com que escorra da rocha geradora passando para uma rocha porosa, devido aos falhamentos que houve nas rochas (migração primária); e ao continuar em elevadas condições de pressão e temperatura o petróleo irá escoar até encontrar uma rocha Selante (migração secundária). A captação da energia solar, o transporte da matéria orgânica por meio da pressão e temperatura resultam na energia do petróleo.
Antigamente, existiam indícios de encontrarem petróleo com poços altamente rasos, mas o petróleo não era de boa qualidade em virtude da presença do oxigênio na sua formação. Hoje a produção e extração de tais recursos está bem avançada. Em terra (onshore) temos registros de poços com variações de 23m até mais 6.000m de profundidade. Na produção em mar (offshore) essa marca já foi superada, hoje tiramos petróleo do fundo do mar com 7000m de profundidade.

Com o passar dos anos tanto a produção do petróleo quanto a tecnologia aumentou. Hoje mais profissionais são solicitados para assumir determinadas funções dentro das empresas do setor. Porem esses desenvolvimentos demandam um maior cuidado com manuseio de determinados(as) substâncias e/ou equipamentos, havendo a necessidade de ter um controle de segurança implementado nas instalações das empresas e também para com os trabalhadores utilizando os Equipamentos de Proteção individual(EPI) e coletivo(EPC).

 Bom galera, como de costume, ai vão algumas questões para vocês responderem com base nas informações do texto e nos conhecimento adquiridos no decorrer do curso:
1)       O que são rochas Selantes? E qual a sua importância?
2)        Explique quais os tipos de intemperismo que as rochas sofrem, e o qual a diferença deles para com o processo erosivo?
3)       Explique como se dá o processo de formação de uma bacia sedimentar e qual a sua importância para área?
Fontes:

Grupo; Antoniel Max        
Antonio Daniel
Esdras Mansur
Jailson Carlos 
Felipe Tauã
Turma: 2NB

22 comentários:

  1. 1)Rocha selante ou selo, em uma estrutura sedimentar é uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação. Sua característica principal é sua baixa permeabilidade, ocorrendo superposta ao reservatório. sua importância, é devido ao fato dos sedimentos. 2)O intemperismo físico é a desagregação das rochas por agentes físicos e biológicos, Os solos de clima tropical sofrem grandes problemas com a erosão, A erosão é o desgaste das rochas. As diferenças de dureza das rochas vão desempenhar um papel fundamental num processos, A erosão diferencial é um processo erosivo eminentemente seletivo.3)O processo inicia-se após a fragmentação de uma placa continental, ... sedimentares destas bacias, têm grande importância os de origem recifal. ... Da área de bacias sedimentares.Karla Michaely 2NB

    ResponderExcluir
  2. 1-)Rocha selante ou selo, em uma estrutura sedimentar é uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação.2-Intemperismo Químico: quando minerais são alterados ou dissolvidos por reações químicas.Intemperismo Físico: quando a rocha se fragmenta por meio de processos físicos, sem modificação em
    sua composição química.3-O processo inicia-se após a fragmentação de uma placa continental,
    sedimentares destas bacias, têm grande importância os de origem recifal. ... Da
    área de bacias sedimentares em terra, 4.513.450 km² (70%) são ... sendo que a
    formação da Paranaica e da Sanfranciscana, as mais antigas, já se inicia no
    Paleozóico. ...

    MAria luiza santos

    ResponderExcluir
  3. 1- Rocha selante é uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação. Tendo como sua característica principal a baixa permeabilidade, ocorrendo superposta ao reservatório. Além da impermeabilidade, a rocha selante deve ser dotada da plasticidade, característica que a capacita a manter sua condição selante mesmo após submetida a esforço determinante de deformações.

    2- As rochas sofrem 3 tipos de intemperismo, sendo eles:
    O físico que conduzem à desagregação da rocha sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes, e seus principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento, atividades de seres vivos. O químico que implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha e o seu principal agente do intemperismo químico é a água. E o biológico que é produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia. O Intemperismo correponde ao processo de alteração, ou seja, de transformação das estruturas físicas (através da desagregação), ou químicas (através da decomposição) das rochas da superfície terrestre. Já a erosão corresponde ao transporte dos fragmentos de rochas desgastadas, ou seja, o deslocamento de materiais intemperizados. Nesse texto dedicaremos algumas palavras para descrever os principais tipos de intemperismo, suas principais formas de ocorrência e seus agentes causadores.
    3- O termo bacia sedimentar é usado para se referir a uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados, são submetidos a um aumento de pressão e temperatura, iniciando o processo de litificação, formando uma sucessão de estratos de rochas sedimentares. O registro sedimentar dessas áreas é geralmente composto por um espesso pacote sedimentar no seu interior, o qual diminui de espessura ao se aproximar das bordas da bacia e apresentam camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro. As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.

    ALUNO: HELDER DANTAS ALVES JÚNIOR - 2NB

    ResponderExcluir
  4. 1)Rocha selante ou selo, em uma estrutura sedimentar é uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação. Sua característica principal é sua baixa permeabilidade, ocorrendo superposta ao reservatório. Além da impermeabilidade, a rocha selante deve ser dotada da plasticidade, característica que a capacita a manter sua condição selante mesmo após submetida a esforço determinante de deformações.Duas classes de rochas são Selantes por excelência: os Folhelhos (rochas argilosas laminadas) e os Evaporitos (sal). Outros tipos de rochas também podem funcionar como tal, como, por exemplo, rochas carbonáticas, rochas ígneas, etc. A eficiência Selante de um rocha não depende só de sua espessura, mas também de sua extensão.
    2) intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos.Intemperismo físico
    Conduzem à desagregação da rocha sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento, atividades de seres vivos.Intemperismo químico
    Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado. A principal argila formada é o caulim, que é branco quando puro, o que o acontece muito raramente. A cor vermelha do solo se deve aos óxidos de Ferro e Manganês liberados pela alteração da biotita e outros minerais que possuem estes elementos químicos em sua fórmula. Agente principal: Água.
    É produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia.Existe uma certa discusão sobre o conceito do intemperismo biológico, uma vez que quando um animal pisoteia o pasto, poderia ser considerado erosão física ou uma ação de um animal.

    3)bacia sedimentar é usado para se referir a uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados, são submetidos a um aumento de pressão e temperatura, iniciando o processo de litificação, formando uma sucessão de estratos de rochas sedimentares.

    O registro sedimentar dessas áreas é geralmente composto por um espesso pacote sedimentar no seu interior, o qual diminui de espessura ao se aproximar das bordas da bacia e apresentam camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro.

    Aluno: Luiz Gonzaga Nunes Neto

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Rocha selante ou selo, em uma estrutura sedimentar é uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação.Sua principal característica é a impermeabilidade, além da plasticidade que a capacita a manter sua condição selante mesmo após submetida a esforços determinantes de deformações. Os folhelhos e os evaporitos (sal) são excelentes rochas selantes, sua eficiência depende de sua espessura e extensão.

    ResponderExcluir
  7. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra. É um processo importante porque é o início de um processo maior que continua com a erosão e a deposição do material por ele formado, com a posterior diagênese, que leva à formação das rochas sedimentares.
    Tipos de intemperismo :
    A ação do intemperismo dá-se através de modificações nas propriedades físicas e químicas dos minerais e rochas. Quando predominam as primeiras, fala-se em intemperismo físico; se predominam as segundas, fala-se em intemperismo químico.
    Quando há participação de seres vivos e de matéria orgânica, é classificado em físico-biológico ou químico-biológico.
    Erosão é o conjunto de processos que promovem a retirada e transporte do material produzido pelo intemperismo, ocasionando o desgaste do relevo. Seus principais agentes são a água, o vento e o gelo.
    O material transportado recebe o nome de sedimento e vai dar origem aos depósitos sedimentares que, através da diagênese, transformam-se em rochas sedimentares. Chama-se de diagênese um conjunto de transformações que, em resumo, consistem em compactação e cimentação dos sedimentos, dando-lhes a consistência de uma rocha.
    A erosão é importante por ser responsável pela perda anual de milhões de toneladas de solo fértil, devida principalmente a práticas equivocadas de ocupação e manejo do solo. Essa perda é praticamente irrecuperável, pois exige muito tempo para ser realizada.

    ResponderExcluir
  8. As bacias sedimentares (indispensáveis para o processo de formação do petróleo) são depressões na crosta terrestre, para onde são carreados e acumulados os detritos (sedimentos) de rochas mais antigas, substâncias químicas e matéria orgânica, de origem animal e vegetal.
    À medida que mais sedimentos se acumulam na bacia, aumentam a pressão e a temperatura sobre a matéria orgânica depositada.
    O petróleo é o resultado da ação da pressão e temperatura exercida pelas camadas de rochas ao longo do tempo geológico (milhões de anos) sobre a matéria orgânica depositada.
    A origem orgânica está fundamentada, entre outras evidências, pelas análises geoquímicas, por estudos de paleontologia e pela ocorrência de compostos orgânicos nitrogenados.
    O Brasil possui 6.430.000 km2 de bacias sedimentares, dos quais 4.880.000 km2 em terra e 1.550.000 km2 em plataforma continental.
    No entanto, para a formação de petróleo é necessário que as bacias tenham sido formadas em condições muito específicas. Normalmente, são áreas em que sucessões espessas de sedimentos marinhos foram soterrados a grandes profundidades.
    A maioria dos hidrocarbonetos explorados no mundo inteiro provém de rochas sedimentares.
    Em termos de idade, praticamente 60% provêm de sedimentos cenozóicos, pouco mais de 25% de depósitos mesozóicos e cerca de 15% de sedimentos paleozóicos

    ResponderExcluir
  9. 1)É uma estrutura sedimentar, uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação.Sua grande importancia e o fato dos sedimentos.2)inteperismo quimico:É quando os minerais são alterados ou dissolvidos em reaçoes quimicas.Intemperismo fisico:É quando rocha se fragmenta em meio de processo fisico em sua composiçao quimica.3)o processo inicia-se após a fragmentaçao de uma placa continental , sedimentos destas bacia que tem uma grande importancia de origem recifal.

    ResponderExcluir
  10. por:Ana Karla do Nascimento Andrade.

    RESPOSTAS
    1)È uma rocha com baixa permeabilidade,que impede que o petroleo escape das rochas reservatoria.As rochas selantes se dividem em:evaporitas,gredos e folhelhos.


    2)*Intemperismo físico-consiste basicamente na degradação da rocha,com separação dos grãos que compõe e fragmentação da massa rochosa original.

    *Intemperismo quimico-nada mais é que as transformações quimicas dos minerais que compõem as rochas,o agente principal do intemperismo quimico é a agua.

    *Intemperismo biológico-se dá através de bactérias que,que decompõem materias orgânicos.Esse tipo de intemperismo produzem os solos mais fertéis do mundo.
    A diferença entre a erosão e o intemperismo;é que no intemperismo a rocha sofre adegradação tanto pelo processo fisíco ou químico no lugar onde ela se encontra.Já erosão é o transporte de sedimentos ja intemperizados.


    3)O termo bacia sedimentar é usado para se referir a uma aréa geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno,formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das areas que a circundam,os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo suterrados,são submetidos a um aumento de pressão e temperatura,iniciando o processo de litificação,formando uma sucessão de estratos de rochas sedimentares.
    As bacias sedimentares servem também como importante repositório de recursos naturais,tais como agua subterrânia,petroleo e recursos minerais diversos.

    ResponderExcluir
  11. 1- Rocha com baixa permeabilidade. Onde prende o petróleo numa especie de reservatório natural.

    2- Inteperismo Físico, desgaste e degradação da rocha. Inteperismo Químico, reações e transformações de ordem química que ocorrem na rocha. Inteperismo Biológico, bactérias existentes no meio que decompõem matérias orgânicas presentes nas rochas.

    3- Área envolta por depressões onde forma uma grande bacia que recebe sedimentos vindos de áreas proximas, onde esses sedimentos viram camadas soterradas onde sofrem interferencia de temperatura e pressão. Com isso se transformando em outras rochas.

    ResponderExcluir
  12. 1ºQuestão:E uma estrutura sedimentar que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação.Impedir o contato do petróleo com o oxigênio.

    2ºQuestão:
    Intemperismo físico: Degrada as rochas sem que haja alteração química dos minerais constituintes.
    Intemperismo químico: transforma os minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água.Intemperismo químico, completa a modificação das propriedades físicas e químicas das rochas, aumento no volume dos minerais.
    Intemperismo biológico: Gerado pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo,
    O intemperismo age interno em quanto o processo erosivo age externo.

    3ºQuestão:O processo inicia-se após a fragmentação de uma placa continental de uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados, são submetidos a um aumento de pressão e temperatura.

    ResponderExcluir
  13. 1º Rocha selante é um obstáculo que tem como objetivo impedir a migração dos hidrocarbonetos das rochas -reservatório, favorecenco o acumulo.
    É uma rocha de baixa permeabilidade, além da plasticidade que a capacita a manter sua condição selante mesmo após ser submetida a esforços determinantes de deformação.

    2º Existem 3 tipos de intemperismo:
    Físico: conduz a degradação da rocha sem que haja alteração quimica.
    Quimico: é a transformaçaõ quimica dos minerais de que é formada a rocha.
    Biológico: produzido através das bactérias, produz a decomposição biótica de materiais orgânicos. E o processo erosivo é o desgaste da superfície do planeta por agentes naturais, como vento, água da chuva, rios mares, geleiras.

    3ºA bacia sedimentarse dá á uma área geografica que sofre uma depressão que ocorreu da subsidência do terreno, formando a bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que circumdam, os quais se acumulam a medida que vão sendo soterrados ou sofrem algum aumento de pressão e temperatura, que dá início de litificação, formando uma sucessão de estratos da rocha sedimentar. Servem com repositóriode recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.

    ResponderExcluir
  14. DE : LYCIO BRUNO SOUZA SOLHEIRO PeG 2nb
    1)Rocha selante ou selo, em uma estrutura sedimentar é uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação. Sua característica principal é sua baixa permeabilidade, ocorrendo superposta ao reservatório. Além da impermeabilidade, a rocha selante deve ser dotada da plasticidade, característica que a capacita a manter sua condição selante mesmo após submetida a esforço determinante de deformações.Duas classes de rochas são Selantes: os Folhelhos (rochas argilosas laminadas) e os Evaporitos (sal). Outros tipos de rochas também podem funcionar como tal, como, por exemplo, rochas carbonáticas, rochas ígneas, etc. A eficiência Selante de um rocha não depende só de sua espessura, mas também de sua extensão.

    2- As rochas sofrem 3 tipos de intemperismo:
    O físico que conduz à desagregação da rocha sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes.
    Seus principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento, atividades de seres vivos. O químico que implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha e o seu principal agente do intemperismo químico é a água. E o biológico que é produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia. O Intemperismo correponde ao processo de alteração, ou seja, de transformação das estruturas físicas (através da desagregação), ou químicas (através da decomposição) das rochas da superfície terrestre. Já a erosão corresponde ao transporte dos fragmentos de rochas desgastadas, ou seja, o deslocamento de materiais intemperizados.
    3- O termo bacia sedimentar é usado para se referir a uma área geográfica que exibe uma depressão decorrente da subsidência do terreno, formando uma grande bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que a circundam, os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados, são submetidos a um aumento de pressão e temperatura, iniciando o processo de litificação, formando uma sucessão de estratos de rochas sedimentares. O registro sedimentar dessas áreas é geralmente composto por um espesso pacote sedimentar no seu interior, o qual diminui de espessura ao se aproximar das bordas da bacia e apresentam camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro. As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.

    LYCIO BRUNO

    ResponderExcluir

  15. Rochas selantes são granulometria fina (folhelhos, siltitos, calcilutitos) ou qualquer rocha de baixa permeabilidade. Tem grande importância, pois não permitem que os fluidos petrolíferos escapem.

    Intemperismo Químico: quando minerais são alterados ou dissolvidos por reações químicas. Intemperismo Físico: quando a rocha se fragmenta por meio de processos físicos, sem modificação em sua composição química. O intemperismo é início do processo de erosão e a deposição do material por ele formado, com a posterior diagênese, que leva à formação das rochas sedimentares.

    As bacias são formadas por depressões na crosta terrestre, onde são acumulados os detritos de rochas mais antigas, substâncias químicas e matéria orgânica, de origem animal e vegetal. Ao longo do tempo e à medida que mais sedimentos se acumulam na bacia, aumentam a pressão e a temperatura sobre a matéria orgânica depositada, o petróleo é resultante dessa pressão e temperatura exercida pelas camadas de rochas ao longo de milhões de anos.

    Raimundo Neto
    2NB

    ResponderExcluir
  16. 1) O que são rochas Selantes? E qual a sua importância?
    É uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação.E uma das características principais dela é a sua baixa permeabilidade, e também ocorre superposta ao reservatório.
    2)Explique quais os tipos de intemperismo que as rochas sofrem, e o qual a diferença deles para com o processo erosivo?
    São os fisícos, quimicos e biologico, Intemperismo não tem nada a ver com erosão.
    3)Explique como se dá o processo de formação de uma bacia sedimentar e qual a sua importância para área?
    Ela sofre uma depressão que ocorreu da subsidência do terreno, formando a bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que circundam.Ainda aumentam a pressão e a temperatura sobre a matéria orgânica depositada.
    Hetchyenn Beek Vieira de Souza 2NB

    ResponderExcluir
  17. 1-As rochas selantes são dotadas de platicidade.característica que a capacita a manter a sua condição selante mesmo após submetidaa esforsos determinantes de deformações.Atendendo as comdições de geração,migração e reservatório ela é importante para que se dê a acumulação do petróleo.

    2-Tipos de intemperismo
    * Intemperismo físico
    * Intemperismo químico
    * Intemperismo biológico
    * Erosão eólica
    * Erosão marinha
    * Erosão pluvial
    * Erosão fluvial
    * Erosão glacial
    * Erosão antrópica
    Também
    * Ggeomofologia
    * Mecânicas dos solos
    * Geotcnia
    * Geologia
    * Solo
    * Climatologia
    A diferença dos processos erosivos com as rochas:
    * Processo de erosão eólica
    É provocado pelo vento.
    * Processo de erosão marinha
    É provocado pelo embate das ondas provocando assim o desgasti.
    * Processo de erosão pluvial
    A chuva é um agente da erosão.
    * Processo de erosão fluvial
    Ocorre atravéis dos rios.
    * Processo de erosão glacial
    É realizada atravéis da neve.
    * Processo de erosão antrópica
    Causadas pelos seres humanos.

    3-É uma ária geografica que exibeuma depressão decorrente da separação do terreno,formando uma grande bacia que recebi os sedimentos provenientes das árias altas que a rodeia,os quais vão se acumulando e a medida que vão sendo soterrados,são submetidosa um almento de pressão e temperatura,iniciando um processo de litificação,formando uma sucesão de estratos de rochas sedimentares.E servem como importante repositório de recursos naturais,tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.

    ResponderExcluir
  18. Rochas selantes são normalmente de baixa permeabilidade. Situadas acima das rochas-reservatório, impedem que os fluidos escapem, aprisionando e formando assim uma acumulação de petróleo.

    Intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas. Os processos atuam através de mecanismos que modificam as propriedades físicas dos minerais e rochas (Erosão: Remoção física dos materiais pelos agentes de transporte (água, vento, gelo ou gravidade)) e suas características químicas.
    O intemperismo físico, também conhecido como mecânico ocorre quando existem variações de temperatura, na solidificação das águas e atividades de seres vivos. A temperatura inconstante dilata os minérios que se fragmentam fazendo com que a água, sais e raízes entrem pelas fraturas. A água em estado líquido infiltra nas fraturas das rochas e acumula no interior e na superfície, assim, com a redução da temperatura promove a solidificação da água que aumenta de volume em 9% e aplicando tensão no interior da rocha. Os minerais presentes nas rochas em contato com a maresia se cristalizam fazendo com que o processo se acelere.
    Intemperismo químico ocorre quando a água transforma a composição mineral das rochas. Tais transformações dependem do grau de temperatura e umidade do local. Provocando grandes sulcos que podem atingir centenas de metros de profundidade e formando grandes cânions.
    Intemperismo biológico é caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas quer crescem em sua superfície.

    O processo de formação de uma bacia sedimentar se dá a partir de matéria orgânica, animal e vegetal (principalmente algas), soterrada pouco a pouco por sedimentos caídos no fundo de antigos mares ou lagos, em condições de ausência de oxigênio, mesmo assim a matéria orgânica desses tecidos passou por drásticas modificações, graças à temperatura e à pressão causada pelo soterramento prolongado, de modo que praticamente só restaram o carbono e o hidrogênio, que, sob condições adequadas, combinou-se para formar o petróleo ou gás.

    Júlio Cesar Silva de Souza 2NB

    ResponderExcluir
  19. 1 . Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, e correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil. E a sua maior importância para a economia por ter ótimas reservas de petróleo, gás e carvão mineral.

    2 - Intemperismo físico
    Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento, atividades de seres vivos.
    Intemperismo químico. Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha o principal agente do imteperismo químico e a água Intemperismo biológico-É produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Chamamos de erosão ao desgaste da superfície do planeta por agentes naturais,como o vento, água de chuva, rios, mares e geleiras, que possibilitem transporte de material. Processo erosivo é o processo mecânico na superfície pelo intemperismo físico, químico e biológico. A erosão é um momento "rápido" se comparado com o Intemperismo e o Transporte Sedimentar. Os agentes intempéricos de tanto forçar e desgastar uma rocha, por final, a "quebram", ocorrendo então a erosão.

    3º - O termo bacia e usado para se referir a uma área que recebe sedimentos provenientes de ares mais altas e a sua maior importância e justamente por ser grandes armazenadoras de petróleo e gás.

    ResponderExcluir
  20. 1- Rocha selante ou selo, em uma estrutura sedimentar é uma barreira que impede a migração de hidrocarbonetos das rochas-reservatório, favorecendo a sua acumulação. Sua característica principal é sua baixa permeabilidade, ocorrendo superposta ao reservatório. Além da impermeabilidade, a rocha selante deve ser dotada da plasticidade, característica que a capacita a manter sua condição selante mesmo após submetida a esforço determinante de deformações.

    2 – Intemperismo Físico
    Conduzem à desagregação da rocha sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento, atividades de seres vivos.

    Intemperismo Químico
    Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado

    Intemperismo Biológico
    É produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia.Existe uma certa discusão sobre o conceito do intemperismo biológico, uma vez que quando um animal pisoteia o pasto, poderia ser considerado erosão física ou uma ação de um animal.

    3 - A bacia sedimentarse dá á uma área geografica que sofre uma depressão que ocorreu da subsidência do terreno, formando a bacia que recebe os sedimentos provenientes das áreas altas que circumdam, os quais se acumulam a medida que vão sendo soterrados ou sofrem algum aumento de pressão e temperatura, que dá início de litificação, formando uma sucessão de estratos da rocha sedimentar. Servem com repositóriode recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.

    ResponderExcluir
  21. só uma correção!!!! Erosão não é pode ser definido como decomposição da rocha por ação da água, vento, temperatura. A isso chamamos de intemperismo. Erosão é o transporte de sedimentos oriundos de rochas que sofreram intemperismo.
    Intemperismo: fragmentação e decompsição de rochas.
    Erosão: transporte (pelo vento e água) de sedimentos.

    ResponderExcluir
  22. Bons artigos, Você já ouviu falar do Sr. Benjamin, Email: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: + 1-9893943740-- que trabalham com serviços de financiamento, me concedem um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e eu os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos restantes, embora goste de trabalhar com eles, porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem lhe dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderExcluir