Tornam-se cada vez mais freqüente as notícias relacionadas às catástrofes e mudanças no clima de todo planeta. Na Europa, região de clima frio recentemente foi registrada ondas de calor de até 40°C, ciclones atingem o Brasil, aumenta o número de desertos, furacões, tsunamis devastam países, calotas polares derretidas ocasionando aumento no nível dos oceanos. Segundo os cientistas, o aquecimento global estar relacionado a todos estes acontecimentos. Mas a pergunta que surge é o que fazer para reverter essa situação?
De acordo com pesquisadores, o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido de azoto, óxido nitroso e monóxido de carbono), provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, gás natural, etc.). A concentração desses gases na atmosfera forma uma camada de poluentes de difícil dispersão, causando o efeito estufa. O efeito estufa age como uma manta térmica na atmosfera que ajuda a Terra a manter uma temperatura constante, mas nos últimos anos essa concentração vem aumentando rapidamente, os gases absorvem a radiação infravermelha emitida pela terra dificultando a dispersão do calor. Este calor proveniente de queimadas e desmatamentos cria um ciclo vicioso: as queimadas aumentam a temperatura que aumenta o efeito estufa que aumenta o calor que por conseqüência causa incêndios florestas, derretimento de calotas polares, desertificação, etc.
Figura 1. Raios infravermelhos refletidos pelos gases do efeito estufa.
Vídeo 1. Conseqüências do aquecimento global
Alguns efeitos do aquecimento global são devastadores. Na Groelândia, a maior ilha do mundo com área do tamanho dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima juntos, e coberta por um manto de gelo de até três quilômetros e meio de espessura, é a região onde as conseqüências do aquecimento do planeta estão mais visíveis. O derretimento do gelo da Groelândia é mais perigoso do que o derretimento do gelo das calotas polares, pois nas calotas polares é o gelo do mar que derrete por isso não influenciaria no nível dos oceanos, mas na Groelândia o gelo estar sobre a terra, se tudo derreter, os oceanos subiriam sete metros. Tudo isso se torna mais assustador quando analisamos as estatísticas, segundo cientistas, a temperatura mundial subiu em média 0,8°C nos últimos 100 anos, já em alguns lugares da Groelândia a temperatura subiu 7°C. E ainda piora, durante 100 anos foi acompanhada a velocidade de deslocamento da Groelândia, que se manteve até 1996 com o mesmo ritmo, mas nos últimos 15 anos ganhou velocidade e já estar 4 vezes mais rápido.
O aquecimento global pode ter conseqüências inimagináveis até para o mais pessimista dos cientistas, mas a causa de tudo isso é fácil de ser encontrada: o homem.
Fontes:
PERGUNTAS:
1. Relacione o texto acima com o Protocolo de Kyoto, Conferência de Bali e Conferência de Copenhague - COP-15.
2. Cite e comente alternativas (duas) que possam minimizar as emissões de gases poluentes.
3. Quais as conseqüências do aquecimento global para os ecossistemas brasileiros?
GRUPO:
Amancio Neto
Ligiane Vieira
Thiago Lima
João Régis
Lucas de Lima
Amael Jackson
4NA
GRUPO:
Amancio Neto
Ligiane Vieira
Thiago Lima
João Régis
Lucas de Lima
Amael Jackson
4NA
1)Copenhague (COP15) não atingiu os ... de la Situación Actual de montevideo en relación a la Construcción Sustentable, Desde a elaboração do texto do Plano de Ação de Bali, em 2007, até antes de um novo tratado internacional que substitua o protocolo de Kyoto.2)diminuir a emissão de gases poluentes como investindo em energias alternativas limpas no lugar de combustíveis fósseis, minimizar os poluente duplo, porque joga fumaça no ar duas vezes.3)As consequências variarão de região para região, apesar da redistribuições dos grandes biomas brasileiros em resposta a cenários de mudanças Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude.Karla Michaely 2NB
ResponderExcluirO Protocolo de Kyoto é um tratado que os países estão assumindo de se comprometerem com a questão do meio ambiente, principalmente no que se refere ao aquecimento global. Hoje esse tema é muito debatido no mundo todo em virtude das grandes catástrofes naturais que estão acontecendo. O Protocolo de Kyoto assim como a Conferência de Copenhague, que veio para substituir o Protocolo de Kyoto, tem-se o comprometimento para minimizar as emissões de gases poluentes na atmosfera com o intuito de melhorar as condições climatológicas do mundo. A utilização das fontes alternativas de energia é uma saída para solucionar Esse problema. A utilização do etanol como combustível nos automóveis, e para motores a diesel a solução seria usar o B100, utilização de 100% de biodiesel nos motores, isso reduziria a emissão dos gases do efeito estufa. Tem-se também a construção dos aterros sanitários, que queima o gás metano produzido pelo lixo, impedindo que esse gás vá para atmosfera. A conseqüência desse aquecimento global para o Brasil é do enfraquecimento e desaparecimento da fauna e da flora, trazendo as constantes secas e/ou enchentes nas grandes cidades, mais mortes e miséria serão acarretadas pelo descontrole do clima. Cabe aos órgãos responsáveis juntamente com a conscientização de toda população, minimizar a poluição dos rios e afluentes, e do ar.
ResponderExcluirPOR: ESDRAS MANSUR LOPES CAVALCANTE FEITOSA - 2NB
Respostas
ResponderExcluir1)o protocolo de Kyoto que surgiu no japão em 1997,assim como a Conferência de Compenhague na Dinamarca e a conferência de Bali na Indonésia foram foam estabelecidos com metas no intuito de reduzir emissões de gase poluentes Co2.
2)Uma das maneiras facíl e que podemos fazer individualmente é sempe que possível deixarmos nosso automovél em casa e utilizar transportes coletivos,assim com menos carros na rua ,menas queima de Co2,gás poluente e altamente destruídor.
Outra forma de amenizar as emissões de gases poluentes é a criação de aterros sanitários que queima o gás metano advindos do lixo,evitando que o gás chegue na atmosfera.
3)Com o aquecimento global algumas regiões são afetadas com um período longo de chuvas ou de secas o que causa grande devastação a população e para o ecossistema que em sua maioria são muito sensivéis,algumas plantas ou animais podem vir a se adptar com essas mudanças climaticas,mas muitas especiés podem vir a se extinguirem.
Por:Ana Karla do N. Andrade.
Antoniel Max Silva Holanda – CST Petróleo e Gás – 2NB
ResponderExcluir1. Ambos defendem a diminuição de gases poluentes, afim de diminuir consideravelmente o aquecimento global. Só pra lembrar, o Protocolo de Kyoto foi aberto para assinaturas em 11 de dezembro de 1997, sendo que para este entrar em vigor 55% dos países , que juntos , produzem 55% das emissões, o ratificassem, entrando assim em vigor em 16 de fevereiro de 2005. Por ele se propõe um calendário no qual os países membros tem a obrigação de diminuir em 5,2% a sua emissão de 2008 a 2012 com relação a 1990.
2. Existem várias alternativas, dentre elas, dar caronas a amigos que vão pro trabalho, diminuindo assim o número de carros rodando, evitar usar o ar condicionado do carro, só usar se for extremamente necessário , separar o lixo seco e enviar para reciclagem, compre produtos nos quais venham em embalagens ecologicamente correta , consumir menos água, e outras demais alternativas que irão diminuir a emissão de gases.
3. Várias conseqüências, dentre elas, o aumento da temperatura média dos mares e do ar perto da superfície da terra, que já vem ocorrendo a um longo tempo e é causado por grandes concentrações crescentes de gases do efeito estufa, como resultado de atividades humanas, a queima de combustíveis fosseis e a desflorestação. Aumento na temperatura pode causar outros danos, incluindo o aumento do nível do mar, mudanças em padrões de precipitações, resultando em enchentes, e secas.
Em 1972, a ONU organiza, em Estocolmo na Suécia a primeira Conferência, para discussões sobre o meio ambiente e o aquecimento global, o encontro teve 113 países e mais de 400 ONGs em todo mundo, este foi considerado o ponto zero do debate mundial, e resultou na criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Vinte anos após, a ONU convoca novas reuniões e desta vez é realizada no Rio de Janeiro em 1992, a Rio Eco/92, a conferência teve como um de seus principais resultados o acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa que causam o aquecimento global - a Convenção sobre Mudança do Clima. Em 1995 em Berlim (Alemanha) viu-se a necessidade de criar até 1997 um protocolo. O protocolo de Kyoto foi implantado em 1997 na cidade de Kyoto no Japão, daí veio à origem do nome do protocolo, foram reunidos 84 países e todos assinaram o protocolo se dispondo a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, e em 2001 os EUA se desligou do protocolo alegando que a redução dos gases poluentes iria interferir no seu desenvolvimento econômico. Portanto outro protocolo está sendo desenvolvido e analisado durante as reuniões como, por exemplo, a que houve em Bali, Indonésia nos períodos de 3 a 14 de dezembro de 2007, que teve como foco central a negociação dos países com relação à emissão de gases causadores do efeito estufa, este substituirá o protocolo de Kyoto em 2012, esse novo protocolo omitiu os valores de 25% e 45% que os países desenvolvidos teriam que reduzir nos períodos de 1990 a 2020, apesar da omissão dessas metas, o Plano de ação prescreve aos países desenvolvidos compromissos mensuráveis e identificáveis de mitigação. Trinta e oito anos já se passaram desde as primeiras reuniões pra falar sobre as mudanças climáticas, e ainda não se resolveu nada, a terra está clamando por socorro, e seus habitantes estão dando prioridade à economia de seus países. Nós seres humanos temos que atender ao pedido de socorro e dar prioridade as energias renováveis como, por exemplo: A energia Eólica, os combustíveis limpos como o Álcool da cana-de-açúcar, O bicombustível e vários outros que não emite tanto CO2. O Brasil sofrerá fortes conseqüências com o aquecimento global, o meio ambiente já é degradado por meio de desmatamentos e erosões, os reservatórios de água irão diminuir, aumentando as áreas desertas. Com o avanço da temperatura global, será quase impossível viver nessas áreas em curto prazo, porém não impossível, uma vez que o corpo humano se adapta conforme as necessidades. Com isso, o ecossistema desta região ficará totalmente desequilibrado, permitindo a extinção de várias espécies de animais.
ResponderExcluirPor: Antonio Daniel Vieira Mendes 2NB
1- Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global. A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas que agora terminou em Bali deveria constituir um objectivo fundamental para o assegurar O processo e conteúdos negociais para os próximos dois anos envolvendo todos os países (até final de 2009), de forma a assegurar a continuação após 2012 de um quadro de redução das emissões para os países desenvolvidos para 2020, uma visão de longo prazo de redução global para 2050, e ainda a consolidação de um conjunto de áreas associadas como a transferência de tecnologia, a capacitação institucional, o apoio à adaptação às alterações climáticas por parte os países em desenvolvimento, o financiamento e as questões da florestação e desflorestação, entre outras.
ResponderExcluir2- Diminuir a emissão de CO² que é um gás poluente e que existe em todas as cidades por causa dos carros. E amenizar as emissões de gases poluentes é a criação de aterros sanitários que queima o gás metano advindos do lixo,evitando que o gás chegue na atmosfera.
3- O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas. Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.
ALUNO: HELDER DANTAS ALVES JÚNIOR.
Respostas:
ResponderExcluir1°)O texto acima junto com o Protocolo de Kyoto, Conferência de Bali e Conferência de Copenhague -COP - 15, retratam de um assunto muito importante para humanidade.
Retratam do aquecimento global, questão que envolve todos os seres humanos, assunto que trata do excesso de poluentes na atmosfera e como tentar reverter isso.
2º)2.1 A humanide desse preferência a combustíveis não fosséis para que diminuisse a geração de poluentes na atmosfera.
2.2 Todos os países entrassem em acordo ja feitos pela ONU e que nem todos os paises participam.
3º)Com o aquecimento global o ecossistema Brasileiro está em risco, o clima está muito seco causando grandes queimadas , a vegetação(alimeto de muitas espécies) está aos poucos escotando-se, o Brasil não tem mais estações definidas etc.
Izael Felipe 2 NB
1º)o texto retrata da grande demanda de gases poluentes lançados na atmosfera,e os outros topicos estao relacionados falando dos acordos para fazerem com que os paises lançem menos poluentes.
ResponderExcluir2º)os paises de todo mundo entrarem em acordo que todos participassem e tambem plantassem para que no minimo lançassem na atmosfera oxigenio em dobro do que eles lançam poluentes.
3º)pode trazer grandes catastrofes para o brasil e para o mundo, as matas em breve estaram esgotadas e com elas todas as especies, so aquelas especies com grande capacidade de adaptaçao aguentaram essa elevada temperatura.
Cicero Xavier 2nb
1º)O texto fala da grande quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera,e os outros topicos fala dos acordos para fazerem com que os paises lançem menos poluentes.
ResponderExcluir2º)O mundo inteiro entra em acordo para que todos os paises participem e tambem plantem e lançem na atmosfera mais oxigenio de que poluentes.
3º)Pode trazer grandes acidentes na natureza para o brasil e para o mundo, as florestas em breve não existe mais, as altas temperaturas vai mudando a natureza e as especies vai ficando em extinção.
Marcondy Salviano Miranda
2NB CST em Petróleo e Gás.
1ºProtocolo de Kyoto
ResponderExcluirEste protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta.Bali,
os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas.foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.
2º Mas com a crescente emissão de gases poluentes na atmosfera que contribuem para o efeito estufa como o gás carbônico (CO2 – também chamado de dióxido de carbono), ou seja, faz com que mais calor passe a ser retido no planeta, e por isso há relação com o aquecimento global (aumento de temperatura). Logo, concluímos com esta breve explicação que o verdadeiro responsável pelo aquecimento global não se trata de nenhum fenômeno natural e sim a grande poluição gerada pelos humanos ao emitirem grande quantidade de gases poluentes na atmosfera.
3º- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
-Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos,potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Luiz Gonzaga Nunes Neto
2NB Petróleo e Gás
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1)Ambos defendem a diminuição de gases poluentes, afim de diminuir consideravelmente o aquecimento global. Isso se da no intuito de reduzir emissões de gase poluentes Co2.
ResponderExcluir2)Investindo em energias alternativas limpas no lugar de combustíveis fósseis, minimizar os índices de queimas.E também temos de retirar grande parte desses gases que alimentam o efeito estufa.
3)Com o aquecimento global algumas regiões são afetadas com um período longo de chuvas ou de secas o que causa grande devastação.
Hetchyenn Beek Vieira de Souza
2 NB