Tornam-se cada vez mais freqüente as notícias relacionadas às catástrofes e mudanças no clima de todo planeta. Na Europa, região de clima frio recentemente foi registrada ondas de calor de até 40°C, ciclones atingem o Brasil, aumenta o número de desertos, furacões, tsunamis devastam países, calotas polares derretidas ocasionando aumento no nível dos oceanos. Segundo os cientistas, o aquecimento global estar relacionado a todos estes acontecimentos. Mas a pergunta que surge é o que fazer para reverter essa situação?
De acordo com pesquisadores, o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido de azoto, óxido nitroso e monóxido de carbono), provenientes principalmente da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, gás natural, etc.). A concentração desses gases na atmosfera forma uma camada de poluentes de difícil dispersão, causando o efeito estufa. O efeito estufa age como uma manta térmica na atmosfera que ajuda a Terra a manter uma temperatura constante, mas nos últimos anos essa concentração vem aumentando rapidamente, os gases absorvem a radiação infravermelha emitida pela terra dificultando a dispersão do calor. Este calor proveniente de queimadas e desmatamentos cria um ciclo vicioso: as queimadas aumentam a temperatura que aumenta o efeito estufa que aumenta o calor que por conseqüência causa incêndios florestas, derretimento de calotas polares, desertificação, etc.
Figura 1. Raios infravermelhos refletidos pelos gases do efeito estufa.
Vídeo 1. Conseqüências do aquecimento global
Alguns efeitos do aquecimento global são devastadores. Na Groelândia, a maior ilha do mundo com área do tamanho dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima juntos, e coberta por um manto de gelo de até três quilômetros e meio de espessura, é a região onde as conseqüências do aquecimento do planeta estão mais visíveis. O derretimento do gelo da Groelândia é mais perigoso do que o derretimento do gelo das calotas polares, pois nas calotas polares é o gelo do mar que derrete por isso não influenciaria no nível dos oceanos, mas na Groelândia o gelo estar sobre a terra, se tudo derreter, os oceanos subiriam sete metros. Tudo isso se torna mais assustador quando analisamos as estatísticas, segundo cientistas, a temperatura mundial subiu em média 0,8°C nos últimos 100 anos, já em alguns lugares da Groelândia a temperatura subiu 7°C. E ainda piora, durante 100 anos foi acompanhada a velocidade de deslocamento da Groelândia, que se manteve até 1996 com o mesmo ritmo, mas nos últimos 15 anos ganhou velocidade e já estar 4 vezes mais rápido.
O aquecimento global pode ter conseqüências inimagináveis até para o mais pessimista dos cientistas, mas a causa de tudo isso é fácil de ser encontrada: o homem.
Fontes:
PERGUNTAS:
1. Relacione o texto acima com o Protocolo de Kyoto, Conferência de Bali e Conferência de Copenhague - COP-15.
2. Cite e comente alternativas (duas) que possam minimizar as emissões de gases poluentes.
3. Quais as conseqüências do aquecimento global para os ecossistemas brasileiros?
GRUPO:
Amancio Neto
Ligiane Vieira
Thiago Lima
João Régis
Lucas de Lima
Amael Jackson
4NA
GRUPO:
Amancio Neto
Ligiane Vieira
Thiago Lima
João Régis
Lucas de Lima
Amael Jackson
4NA