Origem do Pré-Sal
Tudo teve início no ano de 1968, quando uma empresa petrolífera descobriu petróleo no fundo do mar. Desde então começou o desenvolvimento de tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas e ultra profunda.
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração de acúmulo de petróleo. . Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas atinge espessura de até 2.000m.
A descoberta, em 2007, de acumulações de petróleo e gás natural em reservatórios situados na camada do Pré-Sal, uma área submersa que se estende do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina em área de aproximadamente 149 mil km², aponta para a existência de uma nova e extraordinária província petrolífera no Brasil, com imensos volumes de óleo leve. Já na bacia de Santos o óleo identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5 API. Baixa acidez e baixo teor de enxofre. É característica de um petróleo de alta qualidade e maior valor no mercado
Ao longo de milhões de anos e sucessivas eras glaciais, ocorreram grandes oscilações no nível dos oceanos, ocorrendo inclusive a deposição de grandes quantidades de sal que formaram grandes camadas de sedimento salino, geralmente acumulado pela evaporação da água nestes mares rasos. Estas camadas de sal voltaram a ser soterradas pelo oceano e por novas camadas de sedimentos quando o gelo das calotas polares voltou a derreter nos períodos interglacias. Os microrganismos sedimentados no fundo do oceano, soterrados sob pressão e com oxigenação reduzida, degradaram-se muito lentamente e com o passar do tempo, transformaram-se em petróleo, como o que hoje é encontrado no litoral do Brasil.
Com o Pré-Sal, o Brasil vai ter muito gás natural disponível. Prevê-se que a produção brasileira de gás natural deverá ser significativamente aumentada com a produção do Pré-Sal. Não o bastante, grande parte dessa produção deverá ser reinjetada nos reservatórios para aumentar a produtividade do petróleo.
Grau API do American Petroleum Institute (ºAPI) forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente à densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22 e 30 graus API, são médios; abaixo de 22 graus API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10, são petróleos extra pesados. Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.
Fontes: UBS Pactual, Petrobrás e Expetro
blogdofavre.ig.com.br/.../08/pre-sal_info.jpg
www.universitario.com.br/noticias_noticias.php?id_noticias=9010 Fonte: Wikipédia. MA 11/09/2009
1ª A exploração do pré-sal é uma realidade que irá beneficiar a sociedade brasileira ou é apenas uma jogada de marketing para se capitalizarem?
2ª Qual a relação do petróleo produzido hoje com o petróleo do pré-sal?
3ª Quais as importantes estratégicas econômicas do petróleo do pré-sal?