sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Novas Descobertas

O consumo de energia aumenta à medida que o mundo evolui. Hoje é grande a dependência de combustíveis fósseis. Quase noventa por cento da energia consumida no planeta é de origem fóssil e o petróleo é o mais utilizado.


Foram milhares de anos para que estes combustíveis fossem produzidos, e está sendo muito depressa sua forma de consumo e pode chegar um tempo que elas não existam mais, por isso que o Petróleo é chamado de fonte de energia não-renovável.

Com o decorrer do tempo a indústria de Petróleo e Gás Natural vem, atuando em um cenário de alto crescimento tecnológico, como podemos citar a criação do maior parque tecnológico na área de petróleo, gás e energia do mundo, (UFRJ) esta sendo investido na adequação, modernização e construção de laboratórios nas universidades. Com isso as grandes empresas deste setor expandiram-se internacionalmente seguindo normas e padrões de segurança e políticas ambientais, além de desenvolver mão-de-obra especializada.

A indústria nacional tinha grandes esperanças desde 2003 em relação à cadeia produtiva de óleo e gás devido à conversão de navios e construção de plataformas, onde obtiveram excelentes resultados referentes ao primeiro semestre do mesmo ano. Com o estímulo da exploração de petróleo na camada do pré-sal, iniciou-se uma corrida das empresas nacionais onde encontraram vários caminhos através de parcerias em contratos de produção, fusões, aquisições e formação de alianças estratégicas, onde elas têm de arcar com custos maiores para atender as exigências e adequar-se aos padrões de segurança e políticas ambientais podendo proporcionar grande base industrial de bens e serviços. Seguindo as normas indicadas pelas NR’s (Normas Regulamentadoras), como por exemplo, as NR’s 09, 25, 26, e 33.

O Brasil que não tinha uma boa colocação na indústria do Petróleo, hoje ocupa um lugar de destaque e caminha para ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Mais de 70 empresas exploram e produz petróleo no país, a Petrobrás é líder no processo de exploração e transformaram-se em uma das maiores empresas petrolíferas do mundo.

O município de Mossoró é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. Com isso foi criada a Redepetro RN, uma associação de empresas ligadas ao setor. A produção de petróleo em Mossoró existe há cerca de 50 anos e foi responsável pela vinda de várias empresas e de centenas de profissionais especializados para a cidade, a fim de atender as necessidades da indústria petrolífera.

No ínicio do curso a noção em relação às disciplinas é muito vaga. Após cada período aumenta o conhecimento geral da área petrolífera, sua exploração, perfuração e refino.

Como por exemplo Cálculo Integral, se desenvolve as integrais, as derivadas o cálculo em si e com isso descobre-se a base matemática para as disciplinas de Reservatório, Estatística, Noções de Instrumentação, Escoamento, Fluido de Perfuração, Física Aplicada entre outras.Como exemplo podemos citar o Fluido de Perfuração que precisamos calcular a pressão do poço para descobrimos que tipo de fluido será necessário para nossa perfuração, definiremos também o limite de variação da densidade dos fluidos para perfurar uma determinada fase . Existem também as propriedades físicas e químicas, as físicas são parâmetros reológicos, parâmetros de filtração e o teor de sólidos. As propriedades químicas usadas em laboratórios das sondas são o pH, os teores de cloreto e de bentonita e a alcalinidade.

Na área administrativa que também se aborda assuntos típicos, temos: Economia, Planejamento Estratégico, Matemática Financeira, Empreendedorismo. Como por exemplo estimular o empreendedorismo entre os alunos e gerar programas de estágio, garantindo um acesso privilegiado a laboratórios, profissionais de alta qualificação e novas oportunidades de negócios.

Na área especifica é explorado as disciplinas de Química Geral, Química Orgânica, Cadeia Produtiva de Petróleo, Controle de Qualidade do Gás, Controle de Qualidade do Petróleo, Produção de escoamento do Gás, Escoamento da produção de Petróleo, Saúde Ocupacional, Segurança Industrial e Fundamentos de Geologia e Biogeografia. Onde é necessário realizar um estudo geológico da área para descobrir a existência de hidrocarboneto (fonte principal para descoberta do petróleo) em uma determinada região, de onde será criado um mapeamento através de métodos geológicos. Após a coleta de sedimentos da área levamos para laboratórios para descobrimos as diversas frações através da Química.



Olá pessoal!!!

Fizemos uma enquete para ser discutida por vocês.....
Aí vai.....

1 – O Brasil pode se destacar como um grande produtor de Petróleo e Gás Natural? Justifique.

2- Quais os pontos para uma empresa do setor, expandir-se internacionalmente?

3- Como as disciplinas cursadas e/ou em curso podem orientá-lo no ramo profissional escolhido? Cite a área e a disciplina correlata.



 http://www.redesimsat.com.br/drupal/node/1518
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/programa-oferece-1-058-vagas-para-natal-e-mossoro/157749
http://www.ifrn.edu.br/mossoro/noticias/mercado-petrolifero-abre-oportunidades-para-profissionais-e-alunos-do-ifrn-1
http://agenciabrasil.ebc.com.br/arquivo/node/352344?page=7http://normasregulamentadoras.wordpress.com/2008/06/06/nr-25/